EXCEL

EXCEL DA MICROSOFT 59/
04-Excel-geral.doc Profº A. Edson
1. Em relação ao MS Excel é correto afirmar que:
a) não pode haver relação entre o valor de uma célula e os valores de outras células
b) as linhas podem ser ordenadas segundo os valores das células de uma coluna escolhida
c) todas as colunas de uma mesma planilha devem ter a mesma largura
d) os comandos Dividir e Congelar Painéis têm a mesma função
e) uma ou mais colunas ocultadas são transferidas para um arquivo auxiliar devendo este ser acessado para a sua reexibição

2. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase:
No Excel2000, a intersecção de linha e coluna dá origem a uma _____ cujo conjunto forma uma ______ que faz parte de
uma ______.
(A) pasta de trabalho… célula... planilha. (B) célula... planilha... pasta de trabalho.
(C) pasta de trabalho... planilha... célula. (D) planilha... célula... pasta de trabalho.
(E) célula... pasta de trabalho... planilha.

3. Considere os seguintes valores nas respectivas células de uma mesma planilha do Excel2000:
Maria na célula G35 e 60 na célula G36.
Se for digitado na célula G38
=SE(G35=“João”; SE(G36<60;“Idoso”;“Menino”);SE(G35=“Maria”;SE(G36<60;“Idosa”;“Menina”)))
O resultado da fórmula será:
(A) Idoso (B) Idosa (C) Menino (D) Menina (E) Erro de fórmula

4. No Excel 2000, suponha que seja selecionada uma célula que contém o número 68. Se o botão % for clicado, o
valor da célula selecionada passará a ser:
(A) 6,8% (B) 68% (C) 68,00%
(D) 680% (E) 6800%

5. O tipo de orientação de papel, no Excel 2000, que imprime o arquivo de forma que as linhas saiam impressas
paralelas ao lado de maior comprimento do papel recebe o nome de:
(A) espelho (B) retrato (C) paisagem (D) frente e verso (E) medianiz.

6. A figura seguinte mostra uma tabela editada com o MSExcel
97/2000.
Os valores numéricos apresentados na coluna E foram calculados a
partir das colunas A a D, utilizando uma das funções (ou fórmulas)
disponíveis no MS-Excel, denominada:
(A) MÉDIA (B) MÉDIAT (C) MÉDIAB (D) MEDIAM (E) MÉDIAA
As figuras a seguir mostram a tabela editada com o MSExcel2000,
em duas formas de aparição.

7. O recurso do MS-Excel que permite a implementação
destas formas é denominado:
(A) Filtrar Dados (B) Ocultar Colunas. (C) Organizar Estrutura de Tópicos.
(D) Classificar Dados (E) Proteger Planilha.

8. No aplicativo MS-Excel 2000, o recurso de Ajuda pode ser solicitado pressionando-se a tecla F1. Caso a tecla
F1 seja pressionada simultaneamente com a tecla SHIFT do teclado:
(A) uma nova planilha é aberta.
(B) uma nova tela de gráfico é aberta.
(C) um novo arquivo de planilha do Excel é aberto.
(D) a função “O que é isto?” do aplicativo é acionada.
(E) uma tela de ajuda é aberta, permitindo que o usuário selecione um item do menu de ajuda para consulta.

9. Um usuário está construindo uma planilha de custo no Ms-Excel2000, em um arquivo denominado Custo.xls.
Ao finalizar a edição, deseja editar, no mesmo arquivo, uma segunda planilha. Porém, antes de iniciar esta última, o usuário deseja mudar o nome da primeira planilha de Plan 1 para Custoconstrução.
EXCEL DA MICROSOFT 60/
04-Excel-geral.doc Profº A. Edson
Esta tarefa pode ser efetuada selecionando-se, no menu Formatar, a opção Planilha-Renomear e, com o nome Plan 1 realçado, digita-se o novo nome. Considerando-se a configuração padrão do mouse, uma ação que possibilita a produção do mesmo resultado é clicar _____ com o botão ________ do mouse, em Plan 1, quando será aberto um menu onde, se selecionada a opção ________, será realçado o nome Plan 1, possibilitando a digitação do novo nome.
A seqüência de palavras que completa, correta e respectivamente, as lacunas é:
(A) uma vez – direito – Renomear (B) uma vez – esquerdo – Nome Planilha
(C) uma vez – esquerdo – Renomear (D) duas vezes – direito – Nome Planilha
(E) duas vezes – esquerdo – Renomear

10. No MS-Excel 97, caso seja inserida na célula E1 da planilha abaixo a expressão:
=SOMA(A1:D1), o seu valor deverá ser:
(A) 6+a (B) 6 (C) 16
(D) 6a (E) #ERRO!

11. Utilizando o MS-Excel, deseja-se juntar as informações de duas células, A2 e B2, em uma única C2.
Considere a existência de espaço em branco após o nome presente na coluna A.
Uma fórmula que pode ser usada na célula C2 para essa junção é:
(A) =CONCATENAR(A;B)
(B) =EMENDAR(A$2;B$2)
(C) =CONCATENAR(A2;B2)
(D) =JUNTARA(A,B)
(E) =JUNTAR(A2;B2)

12. Um arquivo de nome Dados.xls do MS-Excel possui duas planilhas, de nomes Empresas e Balancete. Na célula B2 da planilha Balancete está presente a seguinte atribuição: =[Balancete.xls]Empresas!$A$1.
O valor que é colocado em B2 advém da célula:
(A) A1 da planilha Balancete do arquivo Empresas.xls.
(B) Empresas A1 do arquivo Balancete.xls.
(C) A1 da planilha Empresas do arquivo Dados.xls.
(D) Empresas A1 da planilha Balancete.
(E) A1 da planilha Empresas do arquivo Balancete.xls.

13. Considere os seguintes valores nas respectivas células de uma planilha do Excel 2000:
3 na célula A1 3 na célula A2 4 na célula A3
=SE(A1-A3>5;MULT(A1;A3);MOD(A3;A2)) na célula A4
Assinale a opção correspondente ao resultado que aparecerá na célula A4:
(A) 0 (B) 1 (C) 3 (D) 4 (E) 2

14. Ao se digitar o número 5 na célula A6, o que é apresentado pelo Excel 2000 é o valor: R$ 5,00, que significa que a célula está configurada com a seguinte formatação de número:
(A) Contábil com 2 casas decimais. (B) Geral ou Texto.
(C) Número com 2 casas decimais. (D) Científico com 2 casas decimais.
(E) Moeda com 2 casas decimais.

15. A ação que será executada no Excel quando for pressionado o botão localizado na intersecção do cabeçalho de linhas com o cabeçalho de colunas, será a seleção de todas as:
(A) células da planilha (B) colunas que aparecem na tela naquele momento
(C) células que contêm dados na planilha (D) linhas que aparecem na tela naquele momento
(E) colunas ocultas da planilha

16. Quando é necessário classificar em uma ordem qualquer uma seqüência de células no Excel, deve-se selecionar
as células e clicar no menu:
(A) “arquivo” e “classificar” (B) “dados” e “classificar” (C) “editar” e “classificar”
(D) “formatar” e “classificar” (E) “ferramentas” e “classificar”

17. A função do Excel que avalia uma expressão lógica e retorna um entre dois valores, dependendo do resultado
do texto é:
(A) col() (B) lin() (C) se() (D) int() (E) log()

18. Considere os seguintes valores nas respectivas células de uma planilha no Excel: 2,5 na célula A1, 1,5 na célula A2, 3 na célula A3 e
=(SOMA(A1:A3)-MÁXIMO(A2:A3)+MÍNIMO(A1:A2))*INT(A1) na célula A5.
EXCEL DA MICROSOFT 61/
04-Excel-geral.doc Profº A. Edson
Assinale a opção correspondente ao resultado que aparecerá na célula A5.
(A) 5,5 (B) 13 (C) 10,5 (D) 11 (E) 7,5

19. Em relação ao Excel, é correto afirmar que:
(A) Todas as linhas de uma mesma planilha devem ter a mesma altura.
(B) As fórmulas podem referenciar somente células existentes na planilha em questão.
(C) Intercalamento de funções lógicas com funções matemáticas não é confiável, gerando resultados imprevisíveis.
(D) Não é possível inserir uma figura do tipo Clipart, como no Word.
(E) Uma pasta de trabalho é um conjunto de planilhas gravadas em um mesmo arquivo em disco.

20. O Excel permite que uma célula com referência absoluta seja utilizada em uma fórmula, ou seja, mantém sua localização original mesmo quando a fórmula é movida ou copiada para outra célula. Para “travar” somente a coluna de localização da célula, permitindo que a linha mude de acordo com a posição atual deve-se representar a célula A1 como:
(A) $A1 (B) A$1 (C) A1 (D) $A$1 (E) a1$

21. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da afirmação:
No Excel 2000, o menu _____ apresenta o histórico das últimas planilhas abertas e o menu _____ apresenta as planilhas abertas e ativas no momento.
(A) Exibir... Janela. (B) Janela... Arquivo. (C) Arquivo... Exibir.
(D) Arquivo... Janela. (E) Janela... Planilha.

22. Assinale a alternativa que corresponde ao menu existente na barra de menus do Excel 2000 que possibilita a ordenação crescente ou decrescente das células de uma coluna ou linha.
(A) Ferramentas (B) Células (C) Classificação (D) Ordem (E) Dados.

23. Considere os seguintes valores nas respectivas células de uma planilha do Excel:
1, na célula G40 2, na célula G41 2, na célula G42 3, na célula G43 3, na célula G44
=soma(G40:G42)^2, na célula G46
Assinale a alternativa correspondente ao resultado que aparecerá na célula G46.
(A) 5 (B) 10 (C) 9 (D) 22 (E) 25.

24. Na caixa de diálogo Personalizar Autofiltro do Excel 2000, o número de valores de critérios que existem é:
(A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) Nenhum.

25. Em sua configuração original, o Excel 2000, ao ser iniciado, disponibiliza uma pasta de trabalho com:
(A) 1 planilha (B) 2 planilhas (C) 3 planilhas (D) 4 planilhas (E) 5 planilhas

26. Considere as seguintes palavras nas respectivas células de uma planilha do Excel:
Superior-esquerdo na célula C1 Superior-direito na célula D1
Meio-esquerdo na célula C2 Meio-direito na célula D2
Inferior-esquerdo na célula C3 Inferior-direito na célula D3
Assinale a alternativa que corresponde à única palavra que permanecerá na célula resultante da mesclagem das células C1, D1, C2, D2, C3 e D3.
(A) Superior-esquerdo (B) Superior-direito (C) Meio-esquerdo
(D) Inferior-esquerdo (E) Inferior-direito.

27. No Excel 2000, na sua configuração padrão, a seqüência de teclas para posicionar o cursor na célula A1 é:
(A) Ctrl + 1 (B) Ctrl + Home (C) Ctrl + F1 (D) Alt + Home (E) Alt + F1

28. No Excel 2000, na sua configuração padrão, a seqüência para inserir uma senha de proteção contra gravação numa planilha, a partir do menu principal, é:
(A) Arquivo, Salvar Como, Ferramentas e Opções Gerais
(B) Arquivo, Propriedades, Ferramentas e Opções Gerais
(C) Inserir, Objeto e Propriedades (D) Inserir, Configuração e Senhas
(E) Inserir, Propriedades e Senhas.

29. Seja uma planilha no Excel 2000, contendo os seguintes valores:
Célula A1, valor 22 Célula A2, valor 15 Célula A3, valor 5
Célula A4, valor 4 Célula A5, valor 30
O resultado da função =Soma(A1;A5;Mínimo(A1;A5)) é:
(A) 70 (B) 72 (C) 74 (D) 76 (E) 80

30. O resultado da fórmula =TETO(11,2;5), no Excel 2000, é
(A) 12 (B) 13 (C) 14 (D) 15 (E) 16

31. A seqüência de teclas, no Excel 2000, para exibir a janela de diálogo Formatar células é:
a) Ctrl + 0 b) Ctrl + 1 c) Ctrl + F d) Ctrl + C e) Ctrl + U

32. Observe a figura com o trecho de uma planilha.
Assinale a alternativa que contém os recursos do Excel 2000, na sua configuração
padrão, que permitem organizar os dados da forma como apresentados.
(A) Subtotais e Organizar estrutura de tópicos.
(B) Formulário e Tabela.
(C) Autoformatação e Estilo.
(D) Organizar Janela e Inserir Coluna.
(E) Classificar e Filtrar.

33. Na figura é apresentada uma planilha, onde a célula (D63) foi
copiada várias vezes e cada cópia colada nas células de baixo (D65 a
D71).
Assinale a alternativa correta sobre esse importante recurso do Excel 2000,
na sua configuração padrão.
(A) Na célula D70, foi utilizada a opção Tudo, exceto bordas do comando
colar;
(B) Na célula D68, foi utilizada a opção Somente bordas do comando colar
especial;
(C) Nas células D66 e D67, foi utilizada a opção Fórmulas do comando Colar especial.
(D) Na célula D69, foi utilizada a opção Comentários do comando Colar.
(E) Na célula D65, foi utilizada a opção Valores do comando Colar especial.

34. Baseado na planilha
Excel 2000, apresentada na
figura, assinale a alternativa
que corresponde ao
conteúdo da célula C5 após
a aplicação das fórmulas
indicadas.
(A) 0 (B) 2 (C) 10 (D) 15 (E) 19

35. A figura abaixo mostra uma janela do
Excel 2000, que contém uma planilha com
dados extraídos do site do DENATRAN, relativos
ao número de vitimas fatais de acidentes
de trânsito, nas cinco regiões do Brasil, nos
seis primeiros meses do ano de 2000. Com
relação a essa figura e ao Excel_2000, julgue
os itens a seguir.
(a) Para se calcular a média aritmética do número
de vitimas fatais de acidentes de trânsito na região
Sudeste nos seis meses mostrados, pondo o
resultado na célula E12, é suficiente clicar na
célula E12, digitar =(E6:E11)/6 e, em seguida,
teclar ENTER.
Resposta Errada.
O correto seria =MÉDIA(E6:E11), ou
=SOMA(E6:E11)/6.
(b) Para se calcular o número total de vítimas fatais de acidentes de trânsito nos meses mostrados, nas regiões Norte e
Nordeste, pondo os resultados, respectivamente, nas células C12 e D12, é suficiente realizar a seguinte seqüência de ações:
clicar na célula C12; clicar em teclar ENTER; clicar novamente na célula C12; clicar em ; clicar na célula
D12; clicar em .
Resposta Certa. Ao pressionar o botão Autosoma, estando o cursor na célula C12, vai aparecer a fórmula da soma para o
intervalo C6:C11. Aí é só copiar e colar.
(c) Para se obter o percentual de aumento no número de vítimas fatais de acidentes de trânsito na região Sul, do mês de abril para o mês de maio, pondo o resultado na célula E12, é suficiente clicar nessa célula, digitar =(E8-E7)/E8 e teclar Enter.
Resposta Errada. Região Sul é coluna F e não E.
(d) Considerando que o termo REGIÃO está formatado como negrito, para se aplicar negrito às células de B6 a B11, é suficiente realizar, com o mouse, a seguinte seqüência de ações: clicar sobre REGIÃO; clicar em ; posicionar o ponteiro no centro da célula B6; pressionar o botão esquerdo e, mantendo-o pressionado, posicionar o ponteiro no centro da célula B11; liberar, finalmente, o botão esquerdo.
Resposta Certa. O Pincel copia toda a formatação existente em C3.

36. Ao se clicar a célula B2 e, em seguida, se clicar , o número 1,4536
será apresentado como 1,454. Caso, em seguida, se clique , o número será
apresentado novamente como 1,4536.
A B C D
1 1,4536
2
Resposta Certa.

A figura acima mostra uma janela do Excel 2002, com uma planilha
em processo de edição, contendo as áreas de todos os cômodos de
uma casa. Com relação a essa figura e ao Excel 2002, julgue os itens
seguintes.

37. Para calcular a área total ocupada pela casa e pôr o resultado
na célula C8, é suficiente clicar a célula C8, digitar somar(C3-C7) e,
em seguida, teclar Enter.

38. Para aplicar negrito aos conteúdos das células B2 e C2, é suficiente
clicar a célula B2, clicar N e, em seguida, clicar a célula C2.
Comentários:
37. Errada, seria =soma(C3:C7).

38. Errada, seria: selecionar as duas células e pressionar Ctrl+N.
A figura mostra uma janela do Excel 2002, com uma
planilha em edição, que deverá conter as notas de três
alunos de um curso. Com relação a essa figura e ao
Excel 2002, julgue os itens a seguir.

39. Para se inserir os números 9, 8 e 10 nas células C3,
C4 e C5, respectivamente, é suficiente realizar a seguinte
seqüência de ações: clicar a célula C3; teclar 9; teclar
Enter; teclar 8; teclar Enter; teclar 1; teclar 0; teclar
Enter.
Resposta Certa.

40. Para se selecionar as células de B2 a B5, é suficiente
clicar a célula B2, pressionar e em seguida liberar a
tecla Shift e, em seguida, clicar a celular B5.
Resposta Errada.
Suponha uma janela de um aplicativo para edição de planilhas eletrônicas do OpenOffice, com uma planilha em edição.
Com relação a essa figura e ao aplicativo em questão, julgue os itens a seguir.

41. Para se selecionar todas as células da planilha, é suficiente clicar o botão , acima de e do lado
esquerdo de .
Resposta Certa.

42. Para se centralizar os conteúdos das células de B2 a D2, é suficiente clicar a célula B2, pressionar e manter
pressionada a tecla Shift, clicar D2, liberar a tecla Shift e, em seguida, pressionar simultaneamente as teclas Ctrl e C .
Resposta Errada.

43. Sabendo que a figura ilustra parte de uma planilha Excel
que contém informações referentes às datas de recebimento
e distribuição de processos no STJ, caso se adote o prazo
informado no último período do texto contido na janela do
Word 2000, a informação mostrada na célula C3 dessa planilha
pode ser corretamente obtida, realizando-se o seguinte
procedimento: clicar a célula C3, digitar =(B3+40) e teclar
Enter.
Comentário 30: CERTA.
A1
A figura mostra uma janela do Excel 2000 com dados
relativos aos eleitores de um município nos anos de 2000
e 2002. Considerando essa figura, julgue os itens subseqüentes.

44. Na situação em que se encontra a planilha mostrada,
ao se digitar a expressão =C2/B2 e, a seguir, teclar
Enter, na célula A5 aparecerá um número superior a 1 e
inferior a 2, caso essa célula esteja formatada para número.

45. Com base nas informações contidas na planilha
mostrada, é correto afirmar que todas as células da coluna
A estão formatadas para texto e, caso se insira um
número real na célula A5, ocorrerá erro.

46. A figura abaixo apresenta uma cópia da tela do programa Excel, na sua configuração padrão, que foi obtida durante a edição de uma planilha.
Com relação à figura, julgue os itens que se seguem.
a) Após o seguinte procedimento: posicionar o ponteiro do mouse sobre a célula B7 e clicar o botão esquerdo do mouse,
clicar o botão direito do mouse e ativar o comando Copiar, posicionar o ponteiro do mouse sobre a célula D7 e clicar o botão esquerdo do mouse, clicar o botão direito do mouse e ativar o comando Colar, o conteúdo da célula D7 será igual a 32.
b) Para se escrever os dias da semana mostrados na linha 2, pode-se usar a opção Autodata com o seguinte procedimento: escrever na célula A2 e arrastá-lo até F2, com o botão esquerdo do mouse pressionado; abrir o menu Ferramentas e ativar o comando Autodata; selecionar a opção Incrementar e ajustar Intervalo igual a 1; pressionar o botão OK para executar o comando.
c) O comando Cor de Plano do menu Editar permite a cor de segundo plano de uma célula, como indicado para a célula E4.
d) O comando Nota do menu Inserir foi usado na célula F7, cujo texto é “Noções Básicas”.
e) Para se escrever em G6 a soma dos valores das células da linha 6, de A6, pode-se usar o seguinte procedimento: posicionar o ponteiro do mouse sobre a célula G6 e clicar o botão esquerdo do mouse, clicar no botão da Barra de Ferramenta e pressionar a tecla Enter.

47. Considerando a figura abaixo, que mostra uma planilha do Excel
2000 com endereços de zonas eleitorais de dois municípios de Alagoas,
julgue os itens que se seguem.
(a) Considere que sejam selecionadas as células de B2 a B5 e, a seguir,
seja clicado o botão . Após essas ações, entre outras conseqüências, o
conteúdo da célula B5, “ANADIA”, será substituído por MACEIO.
Resposta Certa.
(b) A partir da figura mostrada, é correto afirmar que as células de C2 a
C5 estão formatadas de maneira que ocorra um retorno automático de
texto.
Resposta Certa.
A figura acima mostra uma janela do Excel 2000
contendo uma planilha que está sendo editada por
um usuário, com informações sobre a distribuição
de estabelecimentos prisionais no Brasil, por região.
Com relação a essa figura, à planilha mostrada
e ao Excel 2000, julgue os itens seguintes.

48. Para se calcular o número total de estabelecimentos
prisionais no Brasil e pôr o resultado na
célula C8, é suficiente clicar essa célula, digitar
=soma(C3:C7) e, em seguida, teclar Enter.
49. Para se determinar a porcentagem de estabelecimentos prisionais na região Norte em relação ao total no Brasil e pôr o resultado na célula D4, é suficiente realizar a seguinte seqüência de ações: clicar a célula C4; clicar %, selecionar as células de C3 até C7; clicar novamente %; clicar a célula D4; teclar Enter.
50. Para se mesclar as células B1 e C1, é suficiente realizar a seguinte seqüência de ações: posicionar o ponteiro do mouse no centro da célula B1; pressionar o botão esquerdo do mouse e, mantendo-o pressionado, movê-lo até que o seu ponteiro se posicione no centro da célula C1; liberar o botão esquerdo do mouse e clicar .

51. A planilha do Microsoft Excel abaixo:
O resultado que será apresentado na célula A3 será igual a:
a) 29 b) 22,3333 c) 22 d) 29,3333

52. Com relação ao Excel 2002, julgue o item seguinte.
Ao se clicar o botão que contém o símbolo , caso existam células contendo números acima da célula ativa, aparecerá na
célula ativa a média aritmética dos referidos números.
Resposta Errada. Vai aparecer =soma(…) desse intervalo de números.

53. Em uma planilha inicialmente vazia do Excel, um usuário preencheu as células A1 e A2 com os valores inteiros positivos 10 e 20, respectivamente. Ao selecionar as duas células e arrastar o pequeno quadro que surgiu no canto inferior direito da seleção, para a célula A5 ele observará que:
a) o intervalo das células A1:A5 será preenchido com o valor igual a 10.
b) a célula A5 será preenchida com o valor igual a 20.
c) a célula A4 será preenchida com o valor igual a 40.
d) o intervalo das células A1:A5 será preenchido com o valor igual a 20.
e) o intervalo das células A1:A5 será preenchido com o valor igual a 30.
Comentário 45. Letra c.
Conforme mostra a figura vemos em A4 o valor 40.

54. Analise a planilha e o gráfico a seguir.
Considerando a situação apresentada é correto afirmar que:
a) a média de João foi calculada utilizando a fórmula “=MEDIA(B2:D2)/3”.
b) o resultado da célula E6 pode ser obtido tanto pela fórmula “=MÉDIA(E2:E5)” quanto pela fórmula
“=MÉDIA(B6:D6)”.
c) o gráfico apresentado foi produzido a partir da seleção de toda a planilha.
d) o gráfico apresentado foi produzido a partir da seleção da coluna A e da linha 6.
e) o gráfico apresentado foi produzido a partir da seleção das colunas A e E.
Comentário 26: Letra e.
a) Errada; já é média, então não se divide por 3 novamente.
b) Errada; as médias estão erradas, que pegadinha
hein? c) Errada; não foi não, no gráfico aparece somente
Nomes x Médias. d) Errada; não invente. e) Certa.
Figura exibindo dados corretos.

55. Considere uma planilha do Excel com a seguinte distribuição de valores para as seguintes células:
C4 = 2; D4 = 16; E4 = 128
C5 = 4; D5 = 32; E5 = 256
C6 = 8; D6 = 64; E6 = 512
Após preencher a célula E7 com a fórmula,
=SOMA(C4;E6) e teclar ENTER, o resultado encontrado na célula E7 será:
a) 584 b) 1022 c) 514 d) 546 e) 896

56. Os aplicativos de planilhas eletrônicas mais utilizados no mercado disponibilizam ferramentas capazes de
calcular a média ou o somatório dos elementos de uma determinada coluna. Com relação a estas ferramentas, é correto afirmar que:
a) elas só permitem a manipulação de números inteiros.
b) o somatório de números negativos terá como resultado um número positivo.
c) elas não são capazes de manipular dados no formato moeda.
d) o somatório de valores configurados com formato de porcentagem terá como resultado padrão um valor configurado com formato de porcentagem.
e) o somatório de valores configurados com formato de data terá como resultado padrão um valor inteiro.

57. O recurso Atingir meta do Excel permite:
a) trabalhar com mais de uma planilha ao mesmo tempo.
b) que se faça a soma de vários valores em um só comando.
c) que se alcance um valor desejado a partir da variação de um elemento em sua planilha.
d) que se faça a soma dos dados de uma linha.
e) que se faça a soma dos dados de uma coluna.

58. Na planilha eletrônica Excel, uma “Planilha1” da “Pasta2” tem um conteúdo na célula C3 que, se referenciado na “Planilha2” da “Pasta1”, será usada a referência:
(A) =[Pasta2]Planilha1!C3 (B) =[C3}Planilha1!Pasta2 (C) =[Planilha1]Pasta2!C3
(D) =[Planilha2]Pasta1!C3 (E) =[Pasta1]Planilha2!C3
Gabarito 17: letra a.
Comentário 17: Veja a explicação com um exemplo na figura ao lado.
1. Manter abertas as pastas “Simulado_AE43.xls” e “Fecha_Sena.xls”;
2. Ativar a 1ª pasta;
3. Clicar em C3; 4. Pressionar =;
5. Clicar na 2ª pasta em sua Barra de Tarefas;
6. Na planilha “Fecha_9_Dezenas” clicar na célula D2;
7. Pressionar ENTER.
Agora vamos ler a Barra de fórmulas: estamos colhendo
dados fixos da célula D2 da planilha “Fecha_9_Dezenas”
da pasta “Fecha_Sena.xls”. Os dados colhidos estão
sendo mostrados na planilha “Testando” da pasta “Simulado_
AE43.xls”. Importante… toda vez que tiver colchetes,
está colhendo dados de um outro arquivo.

59. A fórmula =$A$11+A12, contida na célula A10, quando movida para a célula B10 será regravada pelo Excel como:
(A) =$A$10+A11 (B) =$B$12+B12 (C) =$A$11+B12
(D) =$B$12+A12 (E) =$A$11+A12
Nota 25: O símbolo $ nas fórmulas do Excel serve como fixador de uma célula, linha ou coluna. No nosso caso vemos $A$11, logo há fixação da célula. Assim quando copiarmos a fórmula desta para outra célula, esse termo não pode mudar e aí sobraram apenas duas letras: C e E. Mas a outra parte da fórmula indica A12, sem nenhum $ que deve mudar para B12, ou seja mais uma coluna e zero linha (A10 para B10), passando para B12. Letra C.
Instruções: As questões de números 15 e 16 referem-se ao MS Excel 2000.
60. A edição e a exibição de gráficos extensos ou complexos, preservando-se o espaço na tela à medida que se trabalha na planilha correspondente, devem ser realizadas em:
(A) relatórios de gráfico dinâmico. (B) relatórios de tabela dinâmica. (C) assistente de gráficos.
(D) folhas de gráfico. (E) gráficos incorporados.

61. Após selecionar as células desejadas, pode-se defini-las como área de impressão da planilha na opção:
(A) Configurar página, do menu Arquivo. (B) Quebra de página, do menu Inserir.
(C) Visualizar a impressão, do menu Formatar. (D) Área de impressão, do menu Inserir.
(E) Área de impressão, do menu Arquivo.
Nota 16: No Excel é assim, VC seleciona o setor da sua planilha que quer imprimir e clica em Arquivo, Área de impressão, depois “Definir área de impressão”.

62. Na planilha MS Excel, arrastando para cima, pela alça de preenchimento, duas células selecionadas, os conteúdos numéricos preenchidos, na seqüência das células arrastadas:
(A) serão incrementados pela razão correspondente ao valor da diferença entre as células iniciais.
(B) serão decrementados pela razão correspondente ao valor da diferença entre as células iniciais.
(C) ficarão iguais ao valor da primeira célula da seqüência inicial.
(D) ficarão iguais ao valor da segunda célula da seqüência inicial.
(E) serão incrementados pela razão correspondente ao valor “1”.
Nota 26: parte de uma planilha de Excel mostrando o ocorrido.

63. Na planilha MS Excel, para exibir as linhas como títulos ou rótulos de colunas em todas as páginas impressas, devem-se assinalar no menu:
(A) formatar, opção linha e guia planilha.
(B) inserir, opção linha e guia cabeçalho/rodapé.
(C) arquivo, opção configurar página e guia cabeçalho/rodapé.
(D) arquivo, opção configurar página e guia página.
(E) arquivo, opção configurar página e guia planilha.
64. Se a fórmula =$D1+G$2, na célula A1, de uma planilha MS-Excel for copiada para a célula B7 através do uso de copy and paste, a fórmula que aparecerá nesta última célula será:
(A) =$E7+F$1 (B) =$D1+G$2 (C) =D1+F$7
(D) =$D7+H$2 (E) =$D1+E$7
Nota 54: De A1 para B7, muda de 1 coluna e 6 linhas. Está fixo a coluna D em $D1, e a linha 2 em G$2.

65. No Microsoft Excel para inserir uma planilha a mais em um arquivo existente, e depois modificar o nome
desta planilha, deve-se utilizar os seguintes comandos da Barra de Menu:
(A) Inserir − Planilha, em seguida, Formatar – Planilha- Autoformatação – Colocar o nome desejado.
(B) Inserir – Planilha, em seguida, Formatar – Planilha- Renomear – Colocar o nome desejado.
(C) Inserir − Arquivo, em seguida, Formatar – Planilha- Autoformatação – Colocar o nome desejado.
(D) Inserir − Arquivo, em seguida, Formatar – Planilha- Renomear – Colocar o nome desejado.
(E) Inserir − Planilha, em seguida, Formatar – Células- Renomear – Colocar o nome desejado.

66. A figura ao lado foi extraída do Microsoft Excel 2002, versão em Português
e configuração padrão do fabricante. Se na célula D9 (não mostrada
na figura) tivermos a fórmula =SOMA(A1:A3,A3:C3,C3:C5), seu valor
conterá o seguinte resultado:
(A) erro (B) 49 (C) 57
(D) 73 (E) 253
Nota 19: Erro, pois o separador padrão é o ponto-e-vírgula e não vírgula. Que
pegadinha boa não é mesmo? A fórmula tenta somar três intervalos, só que para
isso teria que separá-los com “;” – ponto-e-vírgula.
A B C
1 1 2 3
2 4 5 6
3 7 8 9
4 10 11 12
5 13 14 16
6 17 18 29
7 20 21 22

67. Ao digitar um texto numa célula de planilha MS-Excel e desejar ir para a próxima linha, dentro da mesma célula, deve-se teclar:
(A) ALT + TAB (B) ALT + ENTER (C) CTRL + ENTER (D) SHIFT + ENTER (E) SHIFT + TAB

68. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase:
No Excel2000, a intersecção de linha e coluna dá origem a uma _____ cujo conjunto forma uma ______ que faz parte de uma ______.
(A) pasta de trabalho… célula... planilha. (B) célula... planilha... pasta de trabalho.
(C) pasta de trabalho... planilha... célula. (D) planilha... célula... pasta de trabalho.
(E) célula... pasta de trabalho... planilha.

69. Considere os seguintes valores nas respectivas células de uma mesma planilha do Excel2000:
Maria na célula G35 e 60 na célula G36.
Se for digitado na célula G38
=SE(G35=“João”; SE(G36<60;“Idoso”;“Menino”);SE(G35=“Maria”;SE(G36<60;“Idosa”;“Menina”)))
O resultado da fórmula será:
(A) Idoso. (B) Idosa. (C) Menino.
(D) Menina. (E) Erro de fórmula

70. No Excel 2000, suponha que seja selecionada uma célula que contém o número 68. Se o botão % for clicado, o
valor da célula selecionada passará a ser:
(A) 6,8% (B) 68% (C) 68,00%
(D) 680% (E) 6800%

71. O tipo de orientação de papel, no Excel 2000, que imprime o arquivo de forma que as linhas saiam impressas paralelas ao lado de maior comprimento do papel recebe o nome de:
(A) espelho. (B) retrato. (C) paisagem.
(D) frente e verso. (E) medianiz.

72. A figura seguinte mostra uma tabela editada com o MS-Excel 97/2000.
Os valores numéricos apresentados na coluna E foram calculados a partir
das colunas A à D, utilizando uma das funções (ou fórmulas) disponíveis
no MS-Excel, denominada:
(A) MÉDIA (B) MÉDIAT (C) MÉDIAB
(D) MEDIAM (E) MÉDIAA

73. As figuras a seguir mostram a tabela editada com o MS-Excel2000, em duas formas de aparição.
O recurso do MS-Excel que permite a implementação destas
formas é denominado:
(A) Filtrar Dados
(B) Ocultar Colunas.
(C) Organizar Estrutura de Tópicos.
(D) Classificar Dados
(E) Proteger Planilha.

74. No aplicativo MS-Excel 97/2000, o recurso de Ajuda pode ser solicitado pressionando-se a tecla F1. Caso a tecla F1 seja pressionada simultaneamente com a tecla SHIFT do teclado:
(A) uma nova planilha é aberta.
(B) uma nova tela de gráfico é aberta.
(C) um novo arquivo de planilha do Excel é aberto.
(D) a função “O que é isto?” do aplicativo é acionada.
(E) uma tela de ajuda é aberta, permitindo que o usuário selecione um item do menu de ajuda para consulta.

75. Um usuário está construindo uma planilha de custo no Ms-Excel2000, em um arquivo denominado Custo.xls. Ao finalizar a edição, deseja editar, no mesmo arquivo, uma segunda planilha. Porém, antes de iniciar esta última, o usuário deseja mudar o nome da primeira planilha de Plan 1 para CustoConstrução.
Esta tarefa pode ser efetuada selecionando-se, no menu Formatar, a opção Planilha-Renomear e, com o nome Plan 1 realçado, digita-se o novo nome. Considerando-se a configuração padrão do mouse, uma ação que possibilita a produção do mesmo resultado é clicar _____ com o botão ________ do mouse, em Plan 1, quando será aberto um menu onde, se selecionada a opção ________, será realçado o nome Plan 1, possibilitando a digitação do novo nome.
A seqüência de palavras que completa, correta e respectivamente, as lacunas é:
(A) uma vez – direito – Renomear (B) uma vez – esquerdo – Nome Planilha
(C) uma vez – esquerdo – Renomear (D) duas vezes – direito – Nome Planilha
(E) duas vezes – esquerdo – Renomear

76. No MS-Excel 97, caso seja inserida na célula E1 da planilha abaixo a expressão:
=SOMA(A1:D1), o seu valor deverá ser:
(A) 0 (B) 6 (C) 16 (D) #VALOR! (E) #ERRO!
77. Utilizando o MS-Excel 97, deseja-se juntar as informações de duas células, A2 e B2, em uma única C2, conforme mostra a figura.
Considere a existência de espaço em branco após os nomes presentes na coluna ª
Uma fórmula que pode ser usada na célula C2 para essa junção é:
(A) =CONCATENAR(A;B) (B) =EMENDAR(A$2;B$2)
(C) =CONCATENAR(A2;B2) (D) =JUNTARA(A,B)
(E) =JUNTAR(A2;B2)

78. Um arquivo de nome Dados.xls do MS-Excel 97 possui duas planilhas, de nomes Empresas e Balancete. Na célula B2 da planilha Balancete está presente a seguinte atribuição: =[Balancete.xls]Empresas!$A$1.
O valor que é colocado em B2 advém da célula.
(A) A1 da planilha Balancete do arquivo Empresas.xls.
(B) Empresas A1 do arquivo Balancete.xls.
(C) A1 da planilha Empresas do arquivo Dados.xls.
(D) Empresas A1 da planilha Balancete.
(E) A1 da planilha Empresas do arquivo Balancete.xls.

79. Considere os seguintes valores nas respectivas células de uma planilha do Excel 2000:
3 na célula A1 3 na célula A2 4 na célula A3
=SE(A1-A3>5;MULT(A1;A3);MOD(A3;A2)) na célula A4
Assinale a opção correspondente ao resultado que aparecerá na célula A4
(A) 0 (B) 10 (C) 36 (D) 44 (E) 64

80. Ao se digitar o número 5 na célula A6, mas o que é apresentado pelo Excel 2000 é o valor:
R$ 5,00, significa que a célula está configurada com a seguinte formatação de número:
(A) Contábil com 2 casas decimais. (B) Geral ou Texto.
(C) Número com 2 casas decimais. (D) Científico com 2 casas decimais.
(E) Moeda com 2 casas decimais.

81. A ação que será executada no Excel 7.0 quando for pressionado o botão localizado na intersecção do cabeçalho de linhas com o cabeçalho de colunas, será a seleção de todas as:
(A) células da planilha
(B) colunas que aparecem na tela naquele momento
(C) células que contêm dados na planilha
(D) linhas que aparecem na tela naquele momento
(E) colunas ocultas da planilha

82. Quando é necessário classificar em uma ordem qualquer uma seqüência de células no Excel 7.0, deve-se selecionar as células e clicar no menu.
(A) “arquivo” e “classificar” (B) “dados” e “classificar” (C) “editar” e “classificar”
(D) “formatar” e “classificar” (E) “ferramentas” e “classificar”

83. A função do Excel que avalia uma expressão lógica e retorna um entre dois valores, dependendo do resultado do texto é:
(A) col() (B) lin() (C) se() (D) int() (E) log()

84. Considere os seguintes valores nas respectivas células de uma planilha no Excel:
2,5 na célula A1, 1,5 na célula A2, 3 na célula A3 e
=(SOMA(A1:A3) – MÁXIMO (A2:A3) + MÍNIMO (A1:A2))* INT(A1) na célula A5.
Assinale a opção correspondente ao resultado que aparecerá na célula A5.
(A) 5,5 (B) 13 (C) 10,5 (D) 11 (E) 7,5

85. Em relação ao Excel 7.0, é correto afirmar que:
(A) Todas as linhas de uma mesma planilha devem ter a mesma altura.
(B) As fórmulas podem referenciar somente células existentes na planilha em questão.
(C) Intercalamento de funções lógicas com funções matemáticas não é confiável, gerando resultados imprevisíveis.
(D) Não é possível inserir uma figura do tipo Clipart, como no Word 7.0
(E) Uma pasta de trabalho é um conjunto de planilhas gravadas em um mesmo arquivo em disco.

86. O Excel 7.0 permite que uma célula com referência absoluta seja utilizada em uma fórmula, ou seja, mantém sua localização original mesmo quando a fórmula é movida ou copiada para outra célula. Para “travar” somente a coluna de localização da célula, permitindo que a linha mude de acordo com a posição atual deve-se representar a célula A1 como:
(A) $A1 (B) A$1 (C) A1 (D) $A$1 (E) a1$

87. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da afirmação:
No Excel 2000, o menu _____ apresenta o histórico das últimas planilhas abertas e o menu _____ apresenta as planilhas abertas e ativas no momento.
(A) Exibir... Janela. (B) Janela... Arquivo. (C) Arquivo... Exibir.
(D) Arquivo... Janela. (E) Janela... Planilha.

88. Assinale a alternativa que corresponde ao menu existente na barra de menus do Excel 2000 que possibilita a ordenação crescente ou decrescente das células de uma coluna ou linha.
(A) Ferramentas. (B) Células. (C) Classificação. (D) Ordem. (E) Dados.

89. Considere os seguintes valores nas respectivas células de uma planilha do Excel 2000:
1, na célula G40 2, na célula G41 2, na célula G42
3, na célula G43 3, na célula G44
=soma(G40:G42)^2, na célula G46
Assinale a alternativa correspondente ao resultado que aparecerá na célula G46.
(A) 5 (B) 10. (C) 11. (D) 22 (D) 25.

90. Na caixa de diálogo Personalizar AutoFiltro do Excel 2000, o número de valores de critérios que existem é:
(A) 1. (B) 2. (C) 3. (D) 4. (E) Nenhum.

91. Em sua configuração original, o Excel 2000, ao ser iniciado, disponibiliza uma pasta de trabalho com:
(A) 1 planilha (B) 2 planilhas (C) 3 planilhas
(D) 4 planilhas (E) 5 planilhas

92. Considere as seguintes palavras nas respectivas células de uma planilha do Excel 2000:
Superior-esquerdo na célula C1 Superior-direito na célula D1
Meio-esquerdo na célula C2 Meio-direito na célula D2
Inferior-esquerdo na célula C3
Inferior-direito na célula D3
Assinale a alternativa que corresponde à única palavra que permanecerá na célula resultante da mesclagem das células C1, D1, C2, D2, C3 e D3.
(A) Superior-esquerdo (B) Superior-direito (C) Meio-esquerdo
(D) Inferior-esquerdo (E) Inferior-direito.

93. No Excel 2000, na sua configuração padrão, a seqüência de teclas para posicionar o cursor na célula A1 é:
(A) Ctrl + 1 (B) Ctrl + Home (C) Ctrl + F1 (D) Alt + Home (E) Alt + F1

94. No Excel 2000, na sua configuração padrão, a seqüência para inserir uma senha de proteção contra gravação numa planilha, a partir do menu principal, é:
(A) Arquivo, Salvar Como, Ferramentas e Opções Gerais.
(B) Arquivo, Propriedades, Ferramentas e Opções Gerais.
(C) Inserir, Objeto e Propriedades.
(D) Inserir, Configuração e Senhas.
(E) Inserir, Propriedades e Senhas.

95. Seja uma planinha no Excel 2000, contendo os seguintes valores:
Célula A1, valor 22 Célula A2, valor 15 Célula A3, valor 5
Célula A4, valor 4 Célula A5, valor 30
O resultado da função =Soma (A1;A5;Mínimo (A1;A5)) é:
(A) 70 (B) 72 (C) 74 (D) 76 (E) 80

96. O resultado da fórmula = TETO(11,2;5), no Excel 2000, é:
(A) 12 (B) 13 (C) 14 (D) 15 (E) 16

97. Em relação ao MS Excel é correto afirmar que
a) não pode haver relação entre o valor de uma célula e os valores de outras células
b) as linhas podem ser ordenadas segundo os valores das células de uma coluna escolhida
c) todas as colunas de uma mesma planilha devem ter a mesma largura
d) os comandos Dividir e Congelar Painéis têm a mesma função
e) uma ou mais colunas ocultadas são transferidas para um arquivo auxiliar devendo este ser acessado para a sua reexibição
Colocar C ou E.
Um agente de polícia realizou o levantamento
das quantidades de ocorrências de três tipos
específicos, em um período de trinta dias, em
três bairros de uma cidade.
Para isso, ele consultou os registros apropriados,
encontrados os dados desejados, e os tabulou em
uma planilha do Excel 97, mostrado na figura abaixo,
para manipulação futura.

98. Com relação à situação hipotética descrita e ao Excel 97, julgue os itens a seguir:
a. Para aumentar o tamanho da fonte usada no conteúdo da célula A2, seria correto o agente executar o seguinte procedimento:
clicar na referida célula; alterar o número em para o número que corresponda ao tamanho desejado.
b. A seguinte seqüência de ações descreve um processo completo que levará o agente à criação de um gráfico de barras para visualizar graficamente a incidência de cada tipo de ocorrência nos seguintes bairros: selecionar todas as células da tabela; em seguida, clicar em .
c. Para determinar a média diária de ocorrências do tipo 1 no bairro C, no período considerado, e colocar o resultado na célula E2, seria correto o agente adotar o seguinte procedimento: clicar na célula E2; em seguida, digitar =média(D2:30) e, finalmente, teclar Enter.
d. Para calcular a porcentagem de ocorrências do tipo 1 no bairro C, em relação ao total de ocorrências do mesmo tipo nos três bairros, e colocar o resultado na célula E2, seria correto o agente executar seguinte procedimento: clicar na célula E2; em seguida, digitar =C2/(B2+D2) e teclar Enter; clicar novamente em E2 e, finalmente, clicar em e. Os números 160 e 168 aparecerão nas células E3 e E4, respectivamente, se o agente realizar a seguinte seqüência de ações: clicar na célula E3, digitar = B3+C3+D3/2 e teclar Enter; em seguida, clicar novamente na célula E3, clicar em , clicar na célula E4 e, finalmente, clicar em .
Resposta 116: C; E; E; E; E.
Comentários:
a) Correta, clicar no botão e escolher o tamanho desejado.
b) Errada, pois ao clicar no assistente de gráfico não é processo completo.
c) Errada, pois essa fórmula não existe. Dois pontos designam uma seleção de intervalo.
d) Errada. Para ser correta deveria digitar =D2/(B2+C2+D2) na célula E2.
e) Errada. Desse modo dá resultados 160 e 167,5.

99. Com relação à utilização de fórmulas no Microsoft Excel, colocar V ou F.
a) ( ) Fórmulas podem ser constituídas por funções usadas sozinhas ou aninhadas dentro de outras funções, as quais podem
ser inseridas automaticamente pelo Assistente de Função.
b) ( ) As fórmulas “=MÉDIA(C22:C26) e =(C22+C23+C24+C25+C26)/5” são equivalentes.
c) ( ) Nomes de intervalos – grupos de dados semelhantes em uma área retangular de uma planilha podem ser utilizados nas fórmulas, no lugar das referências de células.
d) ( ) Quando uma fórmula que contém referências relativas é copiada de um lugar para outro, as referências são ajustadas, de modo a refletir a nova localização da fórmula.
Resposta 128: V, V, V, V.
Comentários:
a) Verdadeira. Exemplo: =SOMA(B1;SE(A1>5;20;40)), uso da função SOMA e FUNÇÃO SE.
b) Verdadeira. Ambas estão corretas, verifique.
c) Verdadeira. Selecionar o intervalo, depois é só dar um nome para ele na Caixa de Nomes.
d) Verdadeira. Sim há alteração das referências.

100. A respeito do Microsoft Excel, colocar V ou F.
a) ( ) Para selecionar apenas duas células não-adjacentes, um usuário deve selecionar uma célula qualquer e, mantendo a tecla Shift pressionada, selecionar a célula não-adjacente desejada.
b) ( ) No Excel, as pastas de trabalho podem conter múltiplas planilhas, podendo o usuário navegar de uma para a outra utilizando as combinações das teclas CTRL + Page Down e CTRL + Page Up.
c) ( ) A fim de indicar ao Microsoft Excel que uma fórmula vai iniciar em uma célula, qualquer um dos seguintes caracteres deve ser digitado + – = @.
d) ( ) O botão Autosoma – da Barra de Ferramentas Padrão – pode ser usado para localizar e totalizar as linhas ou colunas do intervalo mais próximo à célula, para totalizar todo um intervalo selecionado ou para acrescentar totais gerais a um intervalo contendo outros totais.
e) ( ) O Excel da Microsoft não permite apagar o formato de uma célula sem apagar o seu conteúdo.
Resposta 129: F, V, F, V, F.
Comentários:
a) Falsa. Ao manter a tecla Shift pressionada, vai selecionar tudo.
b) Verdadeira. O aluno deve verificar.
c) Falsa. Pode ser digitado +, –, ou =. Tem prioridade o sinal de =.
d) Verdadeira. É o mesmo que digitarmos =soma(cel_01:cel_02).
e) Falsa. Basta verificar no menu Editar.

101. Acerca de planilhas, considere as assertivas - colocar V ou F.
a) ( ) Uma planilha é constituída de linhas e colunas, na interseção das quais está uma célula.
b) ( ) Uma célula de absorção contém uma fórmula a ser otimizada que depende direta ou indiretamente dos valores das células ajustáveis.
c) ( ) Alguns programas de planilhas permitem a criação e a manutenção de estruturas semelhantes às de bancos de dados.
d) ( ) Um arquivo de planilhas pode ser visto como uma planilha tridimensional.
e) ( ) Uma planilha não permite criar fórmulas utilizando os dados nela contidos.
Resposta 130: V, F, V, V, F.
Comentários:
a) Verdadeira. Célula é o nome da interseção de linha e coluna.
b) Falsa. Não há relação de dependência. Não existe tal célula.
c) Verdadeira. Pode ser usado pelo Word, Access e Excel..
d) Falsa. O Excel é apresentado em apenas dois eixos. Há um gráfico que faz uma simulação tridimensional, mas o usuário não entra com três valores.
e) Falsa. A planilha permite criar fórmulas, é o que o Excel faz.
102. Antes de aplicar uma formatação, configuração, fórmula, etc, em qualquer local da planilha, o Excel exige que seja feita uma seleção de células. Portanto, assinale a alternativa que descrevem quais são as seleções mais comuns ou possíveis no Excel.
(A) Uma única célula, um intervalo de células, uma única coluna, uma única linha, até 10 linhas e 30 colunas.
(B) Metade de uma única célula, um intervalo de células, uma única coluna.
(C) Uma única célula mais metade de outra célula, um intervalo de células, uma única linha.
(D) Só é possível selecionar, no máximo, três células, duas linhas e quatro colunas.
(E) Não há limites de seleção, tanto de linhas quanto de colunas para o Excel.

103. Sobre os recursos do Excel abaixo descritos, assinale a alternativa correta.
I. Classificar dados em ordem crescente (do menor para o maior) e/ou decrescente (do maior para o menor);
II. Filtrar informações rapidamente de uma lista com grandes quantidades de dados;
III. Gerar subtotais automáticos de diversos itens em uma planilha;
IV. Personalizar a animação do conteúdo de uma célula;
V. Renomear, copiar e mover uma planilha.
(A) I, III e IV são afirmações incorretas.
(B) I, II e V são afirmações incorretas.
(C) IV e V são afirmações corretas.
(D) Somente a III é correta.
(E) Somente a IV é incorreta.

104. Para verificação de erros em arquivos e pastas, o recurso disponível no Windows é o:
(A) Drive Space
(B) Desfragmentador de disco
(C) Compactador de disco
(D) ScanDisk
(E) Back up

105. Seja uma planilha no Excel 2000, contendo os seguintes valores:
Célula C1, valor 10;
Célula C2, valor 9;
Célula C3, valor 8;
Célula C4, valor 22.
O resultado da função =SOMA(C1;C4/CONT.NÚM(C1:C4))+MOD(97;27), é superior a 32.

106. Seja uma planilha no Excel 2000, contendo os seguintes valores:
Maria na célula G1; Ana na célula G2; Paula na célula G3; Joana na célula G4 e Laura na célula G5. O resultado da função:
=CONCATENAR(DIREITA(G4;3);” “;EXT.TEXTO(G1;1;5)) é ana MARIA.
No Excel 2000, ao se copiar a fórmula:
=POTÊNCIA((F3+G$4+$H8);1/3)*Máximo(A1;b2;$c$3)
da célula E10 para a célula G13, a fórmula resultante na célula G13 será:
=POTÊNCIA((H6+I$4+$H11);1/3)*MÁXIMO(C4;D5;$C$3).

107. Em um documento do Excel aberto por um usuário nota-se várias planilhas. Sabemos que essas planilhas podem ser em número de 255, e querendo chamar por uma delas o usuário poderia fazê-lo da seguinte maneira: pressionar o botão direito do mouse sobre qualquer um dos Botões de Rolagem de Guia.

108. Os aplicativos de planilhas eletrônicas mais utilizadas no mercado disponibilizam ferramentas capazes de calcular a média ou o somatório dos elementos de uma determinada coluna. Com relação a estas ferramentas, é correto afirmar que:
a) elas só permitem a manipulação de números inteiros.
b) o somatório de números negativos terá como resultado um número positivo.
c) elas não são capazes de manipular dados no formato moeda.
d) o somatório de valores configurados com formato de porcentagem terá como resultado padrão um valor configurado com formato de porcentagem.
e) o somatório de valores configurados com formato de data terá como resultado padrão um valor inteiro.

109. O resultado da fórmula = 90^0*3+6/2, no Excel 2000, é:
a) 3 b) 4 c) 5 d) 6 e) 7

110. Para introduzir os mesmos dados em várias células (ADJACENTES OU NÃO) simultaneamente, você deverá selecionar as células, do Excel da Microsoft, inserir os dados e pressionar:
a) Ctrl + F1
b) Ctrl + F2
c) Ctrl + ENTER
d) Ctrl + F9
e) Não é possível.