WORD

WORD DA MICROSOFT 37/
03-Word-geral.doc PROFº A. EDSON
1. Para evitar a perda dos dados que estão sendo digitados no Word2000, é importante salvar o arquivo constantemente, usando o ícone específico na barra de ferramenta que corresponde ao comando:
(A) Ctrl + W (B) Ctrl + V (C) Ctrl + C (D) Ctrl + B (E) Ctrl + U

2. Quando a opção “Permitir gravação rápida” está marcada, o Word2000 efetua:
(A) gravação apenas das alterações em um documento.
(B) gravação completa do documento.
(C) gravação do documento em memória e não disco.
(D) gravação do documento em 2 segundos, mesmo que nem todas as alterações tenham acontecido.
(E) gravação do documento com outro nome que terá no máximo quatro caracteres.

3. O único modo de exibição do Word 2000 que permite visualizar o cabeçalho/rodapé é o:
(A) layout da web (B) normal (C) layout de impressão.
(D) estrutura de tópicos (E) modo on-line

4. Considere que a opção “Autoformação” do Word 2000 está ativada. Assinale a alternativa que reflete a formatação aplicada a uma palavra quando um underline (_) é digitado antes e depois da mesma.
(A) Negrito e sublinhado (B) Sublinhado (C) Negrito
(D) Itálico (E) Sublinhado e itálico

5. Os modelos de documentos do MS-Word determinam estrutura básica de um documento e contêm configurações, como entradas de Autotexto, fontes, atribuições de teclas, macros, menus, layout da página, formatação especial e estilos. Arquivos de modelos do MS-Word possuem a extensão
(A) .doc (B) .dot (C) .mod (D) .rtf (E) .txt

6. Os documentos do MS-Word podem ser armazenados em formato HTML. Entretanto, alguns formatos, estruturas e objetos podem sofrer alterações quando gravados em HTML. Sejam as seguintes afirmações sobre as possíveis alterações nos documentos quando armazenados no formato HTML:
I. A numeração de páginas do documento em formato Word é perdida no formato HTML;
II. Cabeçalhos e rodapés são mantidos no formato HTML tal quais os apresentados no formato Word;
III. Bordas ao redor de parágrafos e de palavras são mantidas no formato HTML, igual às apresentadas no formato Word.
Sobre as afirmações, está correto o contido em:
(A) I, apenas (B) II, apenas (C) III, apenas (D) I e III, apenas (E) I, II e III.

7. As teclas de atalho do MS-Word facilitam e agilizam as tarefas executadas com freqüência. A seqüência de teclas CTRL+SHIFT+<, pressionadas simultaneamente durante a edição com o MS-Word:
(A) desfaz a última ação executada. (B) minimiza a janela atual do documento.
(C) desloca o cursor para o início do parágrafo
(D) diminui o tamanho da fonte do texto marcado.
(E) permite a mudança de foco para a janela anterior.

8. Um recurso muito utilizado durante a edição de um documento no MS-Word 97/2000 é a operação copiarcolar. Suponha que seja necessário copiar um parágrafo do início de um documento para uma determinada posição específica deste mesmo documento.
Considere as seguintes ações:
1. seleção do parágrafo a ser copiado;
2. posicionamento do cursor no final do parágrafo a ser copiado;
3. posicionamento do cursor no local onde o parágrafo será copiado:
4. CTRL+C; 5. CTRL+M; 6. CTRL+X; 7. CTRL+V.
Uma seqüência de passos que executa esta ação corretamente é:
(A) 1; 4; 3; 7 (B) 1; 5; 3; 6 (C) 1; 6; 3; 5 (D) 2; 4; 3; 5 (E) 2; 6; 3; 7

9. Durante a elaboração de um texto técnico, para ser submetido para um evento, um determinado usuário deparou-se com a seguinte restrição: os resumos dos trabalhos devem ter no máximo 1500 palavras. No MS-Word 97/2000, uma ação que permite a visualização da contagem do número de palavras em um documento é:
(A) Menu: Configurar, Opção: Texto, Guia: Número de palavras.
(B) Menu: Arquivo, Opção: Propriedades, Guia: Restrição de palavras.
(C) Menu: Configurar, Opção: Texto, Guia: Estatística
(D) Menu: Arquivo, Opção: Propriedades, Guia: Estatística
(E) Menu: Formatar, Opção: Arquivo, Guia: Restrição de palavras.

10. Considere as seguintes afirmações relacionadas ao recurso Autocorreção do MS-Word:
I. Ele possibilita a correção automática de erros de digitação;
II. Erros de ortografia, gramática e o uso incorreto de maiúsculas também podem ser corrigidos com o seu uso;
III. Ele permite a inserção de elementos gráficos ou símbolos, como, por exemplo, a substituição de (c) por ©.
Está correto o contido em:
(A) I, apenas (B) I e II, apenas (C) I e III, apenas (D) II e III, apenas (E) I, II e III.

11. Considere as seguintes afirmações relacionadas ao recurso Assistente de carta do MS-Word.
I. Ele é destinado a modificar ou preencher uma carta existente, de maneira simples e rápida;
II. Elementos comumente usados, como saudações e encerramentos, podem ser selecionados em listas;
III. Ele permite a criação, o envio e o armazenamento de mensagens através da Web.
Está correto o contido em:
(A) I, apenas (B) I e II, apenas (C) I e III, apenas (D) II e III, apenas (E) I, II e III.

12. __________ é um conjunto de características de ___________ que podem ser aplicadas a um texto para rapidamente alterar sua aparência, aplicando-se um _________ inteiro de ___________ em uma simples operação, como por exemplo, tipo e tamanho de caractere, centralização e outras características de cada novo título de capítulo digitado.
Considerando-se o MS-Word 97, a opção que completa, correta e respectivamente, as lacunas da frase anterior, é:
(A) Estilo – correção – conjunto – formatos (B) Macro – formatação – conjunto – formatos
(C) Estilo – formatação – grupo – formatos (D) Modelo – formatação – conjunto – palavras
(E) Modelo – correção – grupo – palavras

13. Sobre o Word 2000, é correto afirmar:
(A) O “hyperlink” é um ponto de acesso o qual permite que você vá para outra localização: endereço na Internet, arquivo do seu disco rígido ou da rede.
(B) Os índices que podem ser inseridos em um documento são somente dois: índice remissivo e índice analítico.
(C) O recurso “Clicar e digitar” funciona nos modos de exibição normal e layout de impressão.
(D) Ao desativar a opção “Agrupar” da janela de impressão, está se especificando a impressão do documento na ordem correta para encadernação.
(E) As unidades de medida para a régua horizontal e para as medidas que podem ser digitadas em caixas de diálogo não aceitam milímetros.

14. Suponde que se deseja imprimir apenas as páginas 1, 3, 4, 5 e 8 de um documento no Word 2000, o qual tem 10 páginas, deve-se preencher a caixa “Intervalo de páginas” da janela de impressão, da seguinte forma:
(A) 1-5; 8 (B) 1-5; -2; 8 (C) 1; 3-5; 8 (D) 1 & 3 & 4 & 5 & 8 (E) 1 + 3 + 4 + 5 + 8
Nossa Caixa – Jun/2002

15. Considere a seguinte afirmativa: “Um documento no Word 2000, sendo salvo como página da Web, tem sua extensão modificada para ____ e poderá ser aberto pelo ______”. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.
(A) EML, Outlook (B) HTML, Internet Explorer (C) PPT, Power Point
(D) TXT, Windows Explorer (E) EXE, Visual Basic.

16. Associe as linhas de “Funções” às de “Procedimentos” de acordo com as características do Word
Funções
I. Carregar um documento já existente;
II. Verificar como o texto ficará nas páginas impressas;
III. Gravar o documento com nome diferente do que está em uso;
IV. Imprimir um documento;
V. Alterar a aparência dos caracteres digitados no documento.
Procedimentos
k. Ativar o menu “formatar” e clicar em “fonte”
x. Ativar o menu “arquivo” e clicar em “imprimir”
y. Ativar o menu “arquivo” e clicar em “salvar como”
w. Ativar o menu “arquivo” e clicar em visualizar impressão”
z. Ativar o menu “arquivo” e clicar em “abrir”
(A) I (z) – II (w) – III (k) – IV (x) – V (y) (B) I (x) – II (k) – III (y) – IV (w) – V (z)
(C) I (z) – II (k) – III (y) – IV (x) – V (w) (D) I (y) – II (w) – III (x) – IV (k) – V (z)
(E) I (z) – II (w) – III (y) – IV (x) – V (k)

17. O alinhamento justificado de parágrafos no Word 2000 permite que o texto seja:
(A) alinhado pela margem esquerda
(B) centralizado entre a margem esquerda e a margem direita
(C) centralizado entre a barra de menus e a barra de status
(D) alinhado pela margem direita e pela margem esquerda simultaneamente
(E) alinhado pela margem direita
Nossa Caixa Nosso Banco – 2000

18. Assinale a alternativa que apresenta o modo de documento do Word utilizado para agilizar a digitação ou edição de textos muito longos, e o modo que mostra em tempo de digitação ou edição, como o documento será impresso, respectivamente.
(A) Normal e de tópicos (B) Mestre e normal.
(C) De tópicos e layout de impressão (D) Layout de impressão e mestre
(E) Normal e layout de impressão

19. As datas de criação e última impressão de um arquivo do Word 2000 podem ser obtidas a partir no menu Arquivo, opção Propriedades e aba:
(A) Datas (B) Estatísticas (C) Conteúdo (D) Resumo (E) Histórico.

20. A atribuição de uma senha de proteção em um arquivo do Word 2000 pode ser feita acionando-se a seguinte opção do menu Arquivo:
(A) Novo. (B) Salvar. (C) Salvar Como (D) Propriedades. (E) Versões

21. Posicionando-se a seta do mouse no primeiro caractere de uma linha qualquer em um texto no Word 2000, e clicando-se duas vezes com o botão esquerdo, seleciona-se:
(A) o documento inteiro (B) apenas a última palavra da linha
(C) a linha inteira (D) apenas a primeira palavra da linha
(E) o parágrafo inteiro

22. Quando se utiliza a opção Criar sempre backup, o Word 2000 desmarca automaticamente a opção previamente selecionada:
(A) Salvar arquivos do Word como; (B) Salvar apenas os dados dos formulários;
(C) Salvar informação de Autorecuperação; (D) Mostrar propriedades do documento;
(E) Permitir gravação rápida.

23. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da afirmação:
No Word 2000, os nomes de estilo com um _____ próximo a eles são estilos de caractere; e os nomes de estilo com um _____ próximo a eles são estilos de parágrafo.
(A) a ... & (B) $ ... a (C) & ... a (D) π .... a (E) a ... π

24. A informação em 25,5 cm existente na barra de status do Word 2000 indica
(A) a distância do início da página ao ponto de inserção.
(B) o tamanho, em centímetro, do texto selecionado.
(C) a distância do início do arquivo ao ponto de inserção.
(D) o tamanho, em centímetros, do parágrafo selecionado.
(E) o tamanho, em centímetros, do texto completo.

25. Ao ser iniciado, o Word 2000 disponibiliza uma janela em branco onde o usuário pode iniciar a digitação do texto. Assinale a alternativa que traz o conteúdo original da barra de título desta janela.
(A) Arquivo 1 – Microsoft Word (B) Documento 1 – Microsoft Word
(C) Texto 1 - Microsoft Word (D) Parágrafo 1 – Microsoft Word
(E) Work 1 – Microsoft Word

26. No Word 2000, os campos de mesclagem são identificados no documento principal de uma mala direta pelos símbolos:
(A) [ ] (B) { } (C) << >> (D) ( ) (E) | |

27. No Word 2000, na configuração padrão, a seqüência de teclas para remover a formatação do parágrafo selecionado é:
(A) Ctrl + T (B) Ctrl + C (C) Ctrl + V (D) Ctrl + L (E) Ctrl + Q

28. No Word 2000, na sua configuração padrão, o procedimento para desativar o recurso de autocompletar, a partir do menu principal é:
(A) no menu Inserir, aponte para Autotexto, em seguida clique em Autotexto. Desmarque a caixa de seleção “Sugerir dica de Autocomplestar para autotexto e datas”.
(B) no menu Formatar, aponte para Autotexto, em seguida clique em Autotexto. Desmarque a caixa de seleção “Sugerir dica de Autocompletar para autotexto e datas”.
(C) no menu Inserir, aponte para Opções, em seguida clique em Autotexto. Desmarque a caixa de seleção “Sugerir dica de Autocompletar para autotexto e datas”.
(D) no menu Inserir, aponte para Autotexto, em seguida clique em Configuração. Desmarque a caixa de seleção “Sugerir dica de Autocompletar para autotexto e datas”.
(E) no menu Formatar, aponte para Autotexto, em seguida clique em Configuração. Desmarque a caixa de seleção “Sugerir dica de Autocompletar para autotexto e datas”.

29. No Word 2000, na sua configuração padrão, para alterar a unidade de medida da régua horizontal, inicialmente deve ser selecionado o menu Ferramentas, em seguida deve-se clicar em Opções e selecionar a guia:
(A) Exibir (B) Geral (C) Arquivos (D) Alterações (E) Editar.

30. No Word 2000, o número de itens que podem ser colocados na Área de transferência é:
(A) 9 (B) 10 (C) 11 (D) 12 (E) 13

31. Considerando que você está editando um texto no MS Word, versão portuguesa, assinale a opção que indica o resultado correto para o comando mencionado.
a) Ctrl+T faz a transferência do texto para um arquivo a ser especificado.
b) Alt+A exibe o menu de Ajuda. c) Alt+E abre o menu de Exibir.
d) Ctrl+Z desfaz a última digitação. e) Ctrl+I abre a janela Imprimir.

32. Com relação ao Word 2000 e Internet Explorer, nas suas configurações originais, assinale a alternativa correta.
(A) Registro de reunião e Formatação condicional são recursos encontrados no Word.
(B) Sincronizar e Validação são recursos encontrados no Excel 2000.
(C) Cenários e AUTORESUMO são recursos encontrados no Excel 2000.
(D) AUTOFORMATAÇÃO e Referência cruzada são recursos encontrados no Word 2000.
(E) Trabalhar off-line, Testar intervalos e Correio e notícias são recursos encontrados no Internet Explorer.

33. Assinale a alternativa correta sobre seções no Word 2000, na sua configuração padrão.
(A) A quebra de seção controla a formatação da seção de texto posterior.
(B) Os tipos de quebra de seção são: Próxima página, Contínua, Páginas pares e Páginas Ímpares.
(C) Enquanto não houver quebra de seção, o Word 2000 trata o documento com pelo menos duas seções: retrato e paisagem.
(D) Várias formatações podem diferenciar uma seção de outra, exceto cabeçalhos e rodapés que valem para o documento inteiro.
(E) A quebra de seção ocorre por meio do menu Editar.

34. Considere as seguintes ações:
I. Com o documento principal ativo, utilizar a barra de mala direta para inserir os campos e mesclar os arquivos.
II. Em Documento principal, clicar em criar e, em seguida, clicar em cartas modelo.
III. No menu Ferramentas, clicar em Mala direta para ativar o auxiliar de Mala direta.
IV. Na guia Origem de dados, escolher a opção Obter dados e, em seguida, Criar origem de dados.
V. Salvar origem dos dados e, em seguida, escolher Editar origem de dados.
Assinale a alternativa com a seqüência correta de ações a serem executadas para se construir uma mala direta no Word 2000, a partir de sua configuração original.
(A) I, II, III, IV e V (B) V, IV, III, II e I (C) II, I, IV, III e V
(D) II, IV, V, III e I (E) III, II, IV, V e I.

Texto VII - questões de 35
Na figura abaixo, que mostra uma janela do aplicativo Word 2000 da Microsoft, observa-se, na área de trabalho, parte de um texto retirado e adaptado do site:
http://www.redeglobo/globo.com.
35. Com base na figura mostrada no texto VII e acerca do Word 2000, julgue os itens a seguir.
(a) Será mantida a correção
gramatical do texto mostrado
na figura, caso seja realizado
o seguinte procedimento:
aplicar um clique
duplo sobre a palavra “saibam”,
na primeira linha da
coluna a direita; digitar a
palavra “conhecem”; clicar
em ; depois teclar M
Resposta: a princípio, faz
sentido; porém é melhor
pedir auxílio de um professor
de língua portuguesa.
(b) Para se verificarem os
detalhes do estilo da formatação
utilizada no parágrafo
iniciado por "Os dados" é suficiente clicar na opção O que é isto?, no menu Ajuda, e, a seguir, clicar sobre
qualquer palavra do referido parágrafo.
Resposta Certa.
Texto VII
(c) É correto afirmar que, caso a tecla Ctrl esteja pressionada, ao se clicar sobre a palavra "pesquisados", localizada no
penúltimo parágrafo, liberar a tecla Ctrl e digitar “verificados”, o texto manterá as suas idéias originais.
Resposta Errada. Ctrl + Clique seleciona a frase da palavra.
(d) Para se inserir um espaçamento entre todos os parágrafos do texto mostrado na figura, é correto executar a seguinte
seqüência de ações: clicar na opção Selecionar tudo, do menu Editar; clicar na opção Parágrafo, do menu Formatar; na
caixa de diálogo resultante dessa ação e no local apropriado, definir o espaçamento desejado; clicar em OK.
Resposta Certa.
(e) Para se incluir uma imagem do clip-art no documento, é suficiente realizar o seguinte procedimento: clicar no ícone mostrado, para acessar uma caixa de diálogo; nessa caixa, clicar na guia Figuras; clicar, com o botão direito do mouse, sobre a imagem desejada; na lista decorrente dessa ação, clicar em inserir.
Resposta Errada. Clicou no botão errado.

36. Sabendo que o espaçamento entre as linhas dos parágrafos mostrados está configurado para simples, para aumentar esse espaçamento, é suficiente realizar o seguinte procedimento: selecionar os referidos parágrafos; clicar a opção Espaçamento entre linhas, encontrada no menu Ferramentas; na janela aberta em decorrência dessa ação, definir no local apropriado o espaçamento desejado; clicar OK.
Resposta Errada. É em Formatar + Parágrafo e não em Ferramentas.

37. Considere que exista uma impressora devidamente configurada conectada ao computador em que o Word está sendo executado e que seja feito o seguinte procedimento: selecionar o trecho "Dentre (...) portadores"; no menu Formatar, clicar a opção Fonte; na janela aberta em decorrência dessa ação, definir, no local apropriado, fonte com efeito Oculto; clicar OK; a seguir, imprimir o documento em edição. Nessa situação, o documento em edição será impresso sem o trecho
selecionado.
Resposta Certa. A fonte fica oculta.

38. Por meio de o menu Inserir, é possível adicionar ao documento em edição, entre outros, quebra de página e de coluna, números de páginas, símbolos não disponibilizados diretamente pelo teclado, figuras e notas de rodapé.
Resposta Certa.

39. Considere que o documento em edição já foi associado a um arquivo por meio da opção Salvar como. Nessa situação, caso o botão 1 seja clicado, todas as modificações realizadas no documento desde a última salvaguarda serão salvas no referido arquivo e o botão 2, que está ativado, passará ao modo inativo ou impossível desfazer.
Resposta Certa. Verifique.

Considerando a figura, que ilustra uma janela do Word 2000 contendo parte de um texto extraído e adaptado do sítio http://www.dpf.gov.br/ , julgue os itens subseqüentes.

40. Considere a realização do seguinte procedimento: clicar imediatamente
antes de "MINISTÉRIO"; pressionar e manter pressionada
a tecla Shift; teclar End; liberar a tecla Shift; clicar o botão
; pressionar e manter pressionada a tecla Ctrl; teclar N; liberar
a tecla Ctrl. Após esse procedimento, o primeiro parágrafo
mostrado do documento ficará centralizado e com a fonte alterada
para o estilo negrito.
Resposta Certa.

41. Sabendo que o trecho "DIRETOR (...) FEDERAL" foi digitado
com a tecla CAPS LOCK ativada, então, caso se deseje alterar
todas as letras desse trecho para fonte em minúsculas, é suficiente
realizar o seguinte procedimento: selecionar o referido trecho;
clicar a opção Maiúsculas e minúsculas no menu Formatar; na janela
decorrente dessa ação, clicar OK.
Resposta Certa.

42. Por meio de opção encontrada no menu Ferramentas, é possível proteger o documento em edição com uma senha, de
maneira que apenas alterações controladas sejam permitidas. Caso se esqueça essa senha e se deseje restabelecer a situação
de documento sem proteção, é suficiente salvar o documento em um arquivo com nome diferente do atual.
Resposta Certa.

43. Considere a realização do seguinte procedimento: selecionar o texto mostrado, o que ativa o botão Copiar; clicar esse
botão; teclar DELETE. Esse procedimento exclui do documento todo o texto selecionado. Por meio de opção encontrada
no menu Editar, é possível colar no documento esse texto sem a formatação atual, que contém vários parágrafos,
de modo que o texto colado tenha apenas um único parágrafo.
Resposta Errada. Os parágrafos não vão se tornar um só.

Considerando a figura, que ilustra uma janela do Word
2000 com parte de um texto extraído e adaptado do sítio
http://www.serpro.gov.br, julgue os itens a seguir, acerca
do Word 2000.
44. Considere o seguinte procedimento: selecionar o
termo “SERPRO”; clicar o número na caixa
; digitar 14; depois teclar ENTER. Após
essas ações, o termo selecionado ficará com o tamanho
de fonte igual a 14.
Resposta Certa.

45. Para se inserir a numeração de 1 a 10 nas linhas do
documento mostradas, é suficiente selecionar as referidas
linhas e, a seguir, clicar o botão .
Resposta Errada.
46. Sabendo que ainda não foi efetuado o processo de salvamento do documento em edição, caso se clique o botão , será acessada a janela Salvar como, que permite associar o documento a um arquivo armazenado no disco rígido do computador.
Resposta Errada.

47. Para se excluir o segundo período do texto mostrado, é suficiente clicar imediatamente antes de “Foi”, pressionar e manter pressionada a tecla Shift; clicar imediatamente após “pública.”; teclar Delete.
Resposta Certa. Melhor seria pressionando qualquer parte do intervalo mantendo a tecla Ctrl pressionada, que seria o mesmo que selecionar a frase do intervalo.
Considerando a figura, que contém parte de um texto extraído e adaptado do sítio http://www.stj.gov.br, julgue os itens subseqüentes, acerca do Word 2000 e do Excel 2000.

48. É correto afirmar que a parte do documento mostrada contém dois parágrafos, ambos alinhados à esquerda. Para justificar o alinhamento somente das três últimas linhas mostradas do documento, é suficiente selecionar o trecho “Já o prazo (...) 40 dias.” e, a seguir, clicar .
Comentário 48: Errada, tal procedimento justifica todo o segundo parágrafo (de Concentrou … até dias).

49. Por meio da opção AutoConfiguração, encontrada no menu , é possível configurar o Word 2000 de modo compartilhado com diferentes computadores interligados em rede. Dessa forma, o arquivo associado ao documento em edição pode ser acessado por usuários autorizados.
Comentário 49: Errada, não existe tal opção.

50. Ao se clicar o botão , será acessada uma janela que permite inserir no documento em edição, na posição em que se encontra o ponto de inserção, uma figura armazenada em arquivo.
Comentário 29: Errada, é de redefinição de imagem. Só está ativo, esse botão, se uma imagem estiver selecionada.

Julgue os itens subseqüentes, acerca dos aplicativos incluídos no Microsoft Office 2000 que permitem a produção de documentos, planilhas eletrônicas e apresentações visuais.
51. Manter arquivos de backup é uma das formas de se proteger documentos contra falhas eventuais do Word. O Word 2000 disponibiliza recurso para que cópias de backup de documentos que contêm gráficos, formatação complexa e códigos de macros sejam realizadas em arquivos salvos no formato de texto (extensão .txt), um tipo de arquivo que, embora necessite de maior espaço em disco, permite a recuperação integral do documento original quando ocorrerem falhas.

52. Ao contrário do Word, em que um documento pode conter hyperlinks para outros documentos ou páginas web de uma intranet ou da Internet, uma apresentação elaborada no PowerPoint não permite esse tipo de facilidade, o que eventualmente limita a utilização do material produzido.

53. O Excel permite que dados contidos em uma planilha sejam salvos em um arquivo com extensão .dbf. Dessa forma, é possível criar um banco de dados que pode ser acessado por meio do assistente de consulta do próprio Excel ou de um aplicativo de banco de dados compatível.

54. Em sua configuração padrão, o Word tem disponível um dicionário que permite verificar erros de grafia e gramática em um documento em edição. Caso deseje, um usuário poderá criar o seu próprio dicionário e adicioná-lo ao Word, que reconhecerá as palavras existentes nesse dicionário personalizado, desde que ele esteja corretamente configurado.
Considerando a figura, que mostra uma janela do Word 2000 contendo parte de um texto extraído e adaptado do sítio http://www.visitealagoas.com.br, julgue os itens a seguir.

55. Por meio de opção encontrada no menu , é possível determinar o número de termos no documento mostrado que são iniciados pela letra “D”.

56. Se o termo “Da festa” for selecionado, isso habilitará o botão , que, se for clicado em seguida, fará que o termo selecionado seja copiado para a área de transferência.

57. Sabendo que o ponto de inserção está posicionado no final do texto mostrado, para se selecionar todo esse texto, é suficiente pressionar e manter pressionada a tecla Shift, clicar imediatamente antes de “É” e liberar a referida tecla.

58. Por meio de opção encontrada no menu , é possível definir o tamanho do papel e das margens do documento em edição, além de visualizar a aparência deste quando impresso.

59. A figura seguinte apresenta a barra de menus padrão do programa Word. Julgue os itens abaixo, relativos ao programa Word.
a) O menu Arquivo possui o comando - Propriedades, que fornece o número de linhas e o número de palavras do documento.
b) O menu Editar possui o comando Substituir, que permite procurar uma fonte específica dentro de um documento e substituí-la por outra fonte.
c) O menu Exibir possui o comando Cabeçalho Rodapé, que permite criar, por exemplo; um rodapé que contenha números de página e data.
d) O menu Inserir possuir comando Hifenização, que permite hifenizar de forma correta as palavras do texto.
e) O menu Formatar possui o comando Fonte, que permite definir o estilo, o tamanho e a cor da fonte, bem como o espaçamento de caracteres.

60. A tabela mostrada foi editada com o programa Word. Embora o Word disponha de muitos recursos para a edição de tabelas, quem editou essa tabela não dominava completamente os comandos do programa.
Considerando a tabela apresentada, julgue os seguintes itens.
a) Pode-se alinhar a palavra "Redação" à esquerda, usando-se o seguinte procedimento:
Clicar o botão esquerdo do mouse com o seu ponteiro sobre a palavra "Redação" e, então, clicar o botão da Barra de
Ferramentas, para alinhar a palavra à esquerda da célula.
b) Pode-se centralizar na vertical texto das células da primeira linha da tabela, usando-se o seguinte procedimento: posicionar
o ponteiro do mouse sobre a margem esquerda da página, na altura da linha, e pressionar o botão direito do mouse,
para selecionar a linha; depois, selecionar, no menu Tabela, o comando Centralizar, com a opção Linha, para centralizar a
linha na vertical.
c) Pode-se obter o somatório dos valores da última coluna da tabela, usando-se o seguinte procedimento: posicionar o
cursor sobre a célula inferior da coluna e utilizar o comando Fórmula do menu Tabela.
d) Pode-se centralizar a tabela entre as margens esquerda e direita da página, usando-se o seguinte procedimento: selecionar
toda a tabela com o comando Selecionar Tabela do menu Tabela e, então, usar o comando Tamanho da Célula, do
mesmo menu.
e) Podem-se alterar as bordas da tabela, usando-se o seguinte procedimento: selecionar toda a tabela e usar o comando
Bordas do menu Tabela, no qual devem ser especificados o modelo de borda e a largura das linhas desejadas.
Julgue os itens subseqüentes, considerando a figura ao
lado, que ilustra uma janela do Word 2000 contendo
parte de um texto extraído e adaptado do sítio
http://www.visitealagoas.com.br/.

61. A partir da figura, é correto concluir que todo o parágrafo
mostrado está alinhado à esquerda e que o ponto
de inserção encontra-se no final do parágrafo. Caso seja
clicado o botão , apenas a última linha desse parágrafo
terá o alinhamento alterado, ficando alinhada tanto
à esquerda quanto à direita.
Resposta Errada. Todo o parágrafo (Ctrl+e).

62. Por meio de opção encontrada no menu Exibir, é possível
ocultar as réguas horizontal e vertical observadas na
janela ilustrada.
Resposta Certa.

63. Caso se clique o menu Janela, todas as modificações
realizadas no documento em edição serão salvas em um
arquivo de nome Documento1.doc e será aberta uma
nova janela, em branco, de nome Documento2.
Resposta Errada.
PROVA/TIPO
ÁREA DE CONHECIMENTO
QUESTÕES VALOR
(P1) Objetiva Língua Portuguesa 08 80
(P2) Objetiva
Noções Básicas de Direito
Administrativo
05 110
(P3) Objetiva
Noção Básica de Direito
Penal
05 80
(P4) Discursiva
Noção Básica de Microinformática
80
(P5) Discursiva Redação 90
Total 18

64. Para alterar a cor da fonte em uso na palavra “Lampião”, é suficiente aplicar um clique duplo sobre a referida palavra,
clicar o botão e, na lista de cores disponibilizada em decorrência dessa ação, clicar a cor desejada.
Resposta Errada. Formatar Fonte.
A figura a baixo mostra uma janela do Word 2000, com um texto que está sendo editado por um usuário. Com
relação à figura, ao texto nela contido, ao tema por ele abordado e ao Word 2000, julgue os itens de 1 a 9.

65. Caso o usuário deseje inserir uma linha entre o primeiro
e o segundo parágrafos do texto mostrado acima,
é suficiente clicar imediatamente à direita do
ponto final do primeiro parágrafo e, em seguida, clicar
.
66. Caso o usuário deseje posicionar o primeiro parágrafo
abaixo do segundo parágrafo, é suficiente que ele
realize a seguinte seqüência de ações: selecionar o
primeiro parágrafo; clicar o menu Editar e, em seguida,
na lista de opções que será mostrada, clicar
Recortar; pôr o ponto de inserção na linha em branco
existente entre o segundo parágrafo e a referência do
texto; clicar novamente o menu Editar e, em seguida,
clicar Colar.

67. Para se centralizar a última linha do texto, mostrado na figura, é suficiente clicar algum ponto dessa linha e, em seguida, pressionar simultaneamente as teclas Ctrl e C .

68. Caso a palavra “chacinas” (R.7) seja selecionada, clicando-se o menu Exibir, aparecerá a opção Dicionário de sinônimos, que fornece uma lista de sinônimos para a palavra selecionada.

69. Para se alterar a fonte utilizada no primeiro parágrafo, é suficiente clicar três vezes sobre esse parágrafo, de modo que todo ele seja selecionado; em seguida, alterar o campo para a fonte desejada.

70. Todos os arquivos abaixo podem ser diretamente utilizados como fonte de dados para uma mala direta no Microsoft Word, EXCETO:
a) Documento do Adobe Acrobat. b) Planilha do Excel.
c) Arquivo de texto. d) Catálogo de endereços pessoais do Outlook.

71. A função do ícone (pincel) no Microsoft Word é:
a) Alterar a cor da fonte; b) Limpar conteúdo; c) Apagar formatação; d) Reutilizar formatação.

Considerando a figura, que ilustra uma janela do Word 2002 contendo um documento em processo de edição, julgue os itens a seguir.
72. Para aumentar o espaçamento entre as linhas do parágrafo mostrado do documento, é suficiente realizar o seguinte procedimento: selecionar o referido parágrafo; clicar o botão ; na janela disponibilizada, escolher o espaçamento desejado; clicar OK.

73. Por meio de opção encontrada no menu Inserir, é possível inserir no documento mostrado um objeto contendo um
texto editado com o uso da ferramenta WordPad, que é um acessório do Windows XP.

74. No editor de texto Word, considere um texto com vários parágrafos, cada um com várias linhas e sem nenhuma formatação
inicial. Após clicar sobre uma palavra de um parágrafo qualquer e, em seguida, clicar no botão Centralizar, é
correto afirmar que:
a) apenas a palavra que recebeu o clique ficará centralizada.
b) todo o texto ficará centralizado.
c) apenas a linha que contém a palavra que recebeu o clique ficará centralizada.
d) o parágrafo que contém a palavra que recebeu o clique ficará centralizado.
e) o parágrafo que contém a palavra que recebeu o clique não ficará centralizado, porque, para que isto acontecesse, todo o
parágrafo deveria ter sido selecionado.

75. No editor de textos Word, considere um texto com vários parágrafos e sem nenhuma formatação inicial. Após dar um
clique triplo sobre qualquer palavra de um parágrafo qualquer e, em seguida, clicar no botão Negrito e, finalmente,
no botão Itálico, é correto afirmar que:
a) apenas a palavra que recebeu o clique triplo ficará com formatação Negrito e Itálico.
b) todo o texto ficará com formatação Negrito e Itálico.
c) todo o texto ficará com formatação Itálico.
d) o parágrafo que contém a palavra que recebeu o clique triplo ficará com formatação apenas Itálico.
e) o parágrafo que contém a palavra que recebeu o clique triplo ficará com formatação Negrito e Itálico.

76. Os processadores de texto mais utilizados no mercado são capazes de gerar arquivos com extensão RTF. Com relação
a um texto que foi salvo neste formato, é correto afirmar que:
a) em seu conteúdo não é possível incluir uma tabela.
b) em seu conteúdo podem existir caracteres formatados com Negrito e Itálico.
c) em seu conteúdo não pode existir uma palavra formatada com uma fonte diferente da utilizada pelo restante do texto.
d) seu conteúdo só pode ser visualizado em computadores que utilizam este formato como padrão para seus editores de
texto.
e) para convertê-lo para o formato DOC deve-se primeiro convertê-lo para o formato TXT.

77. A forma do Word apresentar documentos como um verdadeiro WYSIWYG (What You See Is What You Get) é utilizando-
se o modo de exibição:
(A) zoom. (B) de layout de impressão. (C) de layout da Web.
(D) tela inteira. (E) normal.

78. A navegação de uma seção para outra em um documento Word é facilitada pelo uso do recurso:
(A) Localizar texto. (B) Ir para. (C) Hyperlinks.
(D) Estrutura do documento. (E) Atalhos do teclado.
Nota 78: Sobre a estrutura do documento
A estrutura do documento é um painel separado que exibe uma lista de títulos do documento.
Use a estrutura do documento para navegar rapidamente pelo documento e manter
um controle do local em que você se encontra nele.
Quando você clica em um título na estrutura do documento, o Microsoft Word vai para o
título correspondente no documento, exibe-o na parte superior da janela e realça-o na
estrutura do documento.
Você pode escolher o nível de detalhe a ser exibido na estrutura do documento. Por
exemplo, você pode exibir todos os títulos ou apenas os títulos de nível superior, ou
mostrar ou ocultar detalhes de títulos individuais. Você também pode definir a fonte e o
tamanho dos títulos na estrutura do documento e alterar a cor de realce do título ativo.
A estrutura do documento é diferente de uma página de quadros de índice analítico referente
a uma página da Web. Crie uma página de quadros de índice analítico quando
precisar publicar um documento para que outros o exibam em um navegador da Web ou
no Word.
Observação: a letra b, IR PARA, também faz suas mágicas, é só pressionar Editar + Ir Para, ou F5, e veremos a possibilidade de navegar entre Seções,
Páginas, Linhas, Indicadores, Comentários, Notas de Rodapé e de Fim, Campo, Tabela, etc.
Instruções: As questões de números 13 e 14 referem-se ao MS Word 2000.

79. A opção de alinhamento da marca de tabulação, que estende o texto à esquerda da marca até preencher o espaço da
tabulação e, na seqüência, continua a estendê-lo à direita, denomina-se:
(A) Barra. (B) Decimal. (C) Esquerdo.
(D) Centralizado. (E) Direito.
Nota 79. No cantinho esquerdo da área de trabalho do Word, sobre a régua vertical, localizam-se 7 (sete) marcas de tabulação
importantes ao usuário. São elas: alinhamento Esquerdo ⎣, Centralizado ⊥, Direito ⎦ , Decimal, Barra, Recuo da 1ª
linha e Recuo deslocado.

80. Na fonte minúscula em texto selecionado, que foi formatada em maiúscula e tamanho reduzido, aplicou-se o efeito:
(A) sobrescrito. (B) subscrito. (C) caixa alta.
(D) relevo. (E) todas em maiúscula.
Nota 80: Caixa alta ou Todas Maiúsculas.

81. Diante da necessidade preventiva de corrigir o uso acidental da tecla Caps-
Lock no MS-Word, versão 97 ou 2000, deve-se habilitar essa condição por
meio do acionamento da opção:
(A) Controlar alterações, do menu Exibir.
(B) Ortografia e gramática, do menu Formatar.
(C) Autocorreção, do menu Ferramentas.
(D) Controlar alterações, do menu Inserir.
(E) Autocorreção, do menu Arquivo.
Nota 16: Parte da janela AutoCorreção, do Menu Ferramentas,
mostrando “Corrigir uso acidental da tecla CapsLock.

82. O microcomputador em que Marina trabalha tem o MS
Word com a ferramenta de hifenização instalada. Ela escolheu
a opção de hifenizar manualmente certo texto, sem selecionar
nenhum trecho. Nesse caso, será pesquisado:
(A) somente a frase em que estiver o cursor, incluindo os hífens
nas palavras necessárias.
Nota 24: Hifenização Manual.
(B) somente o parágrafo em que estiver o cursor, incluindo os hífens nas palavras necessárias.
(C) o documento inteiro, incluindo os hífens nas palavras necessárias.
(D) somente o parágrafo em que estiver o cursor, buscando e indicando as palavras que podem conter hífens e onde incluí-los.
(E) o documento inteiro, buscando e indicando as palavras que podem conter hífens e onde incluí-los.

83. Uma régua horizontal pode ser exibida na janela do documento MS Word e utilizada para definir as medidas:
(A) precisas dos recuos de parágrafos, em relação às margens esquerda e direita.
(B) precisas das alturas de linhas nas tabelas, em relação às margens superior e inferior.
(C) precisas dos recuos de parágrafos e das alturas de linhas nas tabelas.
(D) dos recuos de parágrafos e as marcas de tabulação.
(E) dos recuos de parágrafos e das alturas de linhas nas tabelas e as marcas de tabulação.
Nota 83: questão muito boa, pode voltar.

84. O comando Substituir do Word pode ser ativado com o atalho de teclado:
(A) Ctrl + PgUp. (B) Alt + Shift + 4. (C) Ctrl + U. (D) Ctrl + T. (E) F11.
Nota 20:
A) Sobe uma página; B) Não faz nada; C) Clicar em Editar, escolher Substituir. Sua tecla de atalho é Ctrl+U; D) Seleciona
todo o texto; E) F11 no Win_2000 alinha o texto à esquerda.

85. Utilizando a barra de ferramentas Figura do Microsoft Word 2000, configuração padrão e versão Português, é possível
formatar figuras. Com ela é possível tornar uma figura semitransparente utilizando:
(A) o botão Menos contraste do botão Controle de imagem.
(B) a opção Escala de cinza do botão Controle de imagem.
(C) o botão Menos brilho do botão Controle de imagem.
(D) o botão Redefinir figura do botão Controle de imagem.
(E) a opção Marca d’água do botão Controle de imagem.

86. No Word da MS, uma combinação de características de formatação, como fonte, tamanho da fonte e recuo, nomeada
e armazenada como um conjunto, recebe o nome de:
a) Tema b) marcador c) macro d) estilo.

87. No Microsoft Word, para criar uma Tabela deve-se utilizar os seguintes comandos da Barra de Menu:
(A) Tabela – Inserir – Tabela – Colocar o número de colunas e linhas desejadas
(B) Tabela – Selecionar – Tabela – Colocar o número de colunas e linhas desejadas
(C) Tabela – Inserir – Tabela – Colocar o número de Tabelas desejadas
(D) Tabela – Selecionar – Tabela – Colocar o número de Tabelas desejadas
(E) Tabela – Células – Tabela – Colocar o número de colunas e linhas desejadas

88. Um usuário ao selecionar um segmento de um texto no Microsoft Word 2002, versão em Português e configuração
padrão do fabricante, percebe que o campo “fonte” na barra de ferramentas formatação aparenta estar desabilitado ou
em branco. Poderia justificar esta ocorrência:
(A) problemas na instalação do aplicativo.
(B) texto selecionado possui mais do que um único tipo de fonte.
(C) seleção do texto feita de modo incorreto pelo usuário.
(D) usuário selecionou o texto usando o teclado e não o mouse.
(E) usuário selecionou o texto usando o mouse e não o teclado.

89. NÃO é uma opção, normalmente, presente no menu Exibir do MS-Word:
(A) Normal. (B) Layout da Web. (C) Layout de impressão.
(D) Visualização da impressão. (E) Estrutura de tópicos.

90. Para evitar a perda dos dados que estão sendo digitados no Word2000, é importante salvar o arquivo constantemente,
usando o ícone específico na barra de ferramenta que corresponde ao comando.
(A) Ctrl + W (B) Ctrl + V (C) Ctrl + C (D) Ctrl + B (E) Ctrl + U

91. Quando a opção “Permitir gravação rápida” está marcada, o Word2000 efetua:
(A) gravação apenas das alterações em um documento.
(B) gravação completa do documento.
(C) gravação do documento em memória e não disco.
(D) gravação do documento em 2 segundos, mesmo que nem todas as alterações tenham acontecido.
(E) gravação do documento com outro nome que terá no máximo quatro caracteres.

92. O único modo de exibição do Word 2000 que permite visualizar o cabeçalho/rodapé é o:
(A) layout da web (B) normal (C) layout de impressão (D) estrutura de tópicos (E) modo online

93. Considere que a opção “AutoFormação” do Word 2000 está ativada. Assinale a alternativa que reflete a formatação
aplicada a uma palavra quando um underline (_) é digitado antes e depois da mesma.
(A) Negrito e sublinhado (B) Sublinhado (C) Negrito (D) Itálico (E) Sublinhado e itálico

94. Os modelos de documentos do MS-Word determinam a estrutura básica de um documento e contêm configurações,
como entradas de AutoTexto, fontes, atribuições de teclas, macros, menus, layout da página, formatação especial e
estilos. Arquivos de modelos do MS-Word possuem a extensão
(A) .doc (B) .dot (C) .mod
(D) .rtf (E) .txt

95. Os documentos do MS-Word podem ser armazenados em formato HTML. Entretanto, alguns formatos, estruturas e
objetos podem sofrer alterações quando gravados em HTML. Sejam as seguintes afirmações sobre as possíveis alterações
nos documentos quando armazenados no formato HTML:
I. A numeração de páginas do documento em formato Word é perdida no formato HTML;
II. Cabeçalhos e rodapés são mantidos no formato HTML tal quais os apresentados no formato Word;
III. Bordas ao redor de parágrafos e de palavras são mantidas no formato HTML, igual às apresentadas no formato Word.
Sobre as afirmações, está correto o contido em:
(A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas (D) I e III, apenas. (E) I, II e III.

96. As teclas de atalho do MS-Word facilitam e agilizam as tarefas executadas com freqüência. A seqüência de teclas
CTRL+SHIFT+<, pressionadas simultaneamente durante a edição com o MS-Word.
(A) desfaz a última ação executada. (B) minimiza a janela atual do documento.
(C) desloca o cursor para o início do parágrafo.
(D) diminui o tamanho da fonte do texto marcado.
(E) permite a mudança de foco para a janela anterior.

97. Um recurso muito utilizado durante a edição de um documento no MS-Word 97/2000 é a operação copiar-colar.
Suponha que seja necessário copiar um parágrafo do início de um documento para uma determinada posição específica
deste mesmo documento.
Considere as seguintes ações:
1. seleção do parágrafo a ser copiado;
2. posicionamento do cursor no final do parágrafo a ser copiado;
3. posicionamento do cursor no local onde o parágrafo será copiado:
4. CTRL+C; 5. CTRL+M; 6. CTRL+X;
7. CTRL+V.
Uma seqüência de passos que executa esta ação corretamente é:
(A) 1;4;3;7 (B) 1;5;3;6 (C) 1;6;3;5
(D) 2;4;3;5 (E) 2;6;3;7

98. Durante a elaboração de um texto técnico, para ser submetido para um evento, um determinado usuário deparou-se
com a seguinte restrição: os resumos dos trabalhos devem ter no máximo 1500 palavras. No MS-Word 97/2000, uma
ação que permite a visualização da contagem do número de palavras em um documento é:
(A) Menu: Configurar, Opção: Texto, Guia: Número de palavras.
(B) Menu: Arquivo, Opção: Propriedades, Guia: Restrição de palavras.
(C) Menu: Configurar, Opção: Texto, Guia: Estatística
(D) Menu: Arquivo, Opção: Propriedades, Guia: Estatística
(E) Menu: Formatar, Opção: Arquivo, Guia: Restrição de palavras.

99. Considere as seguintes afirmações relacionadas ao recurso AutoCorreção do Ms-Word 97:
I. Ele possibilita a correção automática de erros de digitação.
II. Erros de ortografia, gramática e o uso incorreto de maiúsculas também podem ser corrigidos com o seu uso:
III. Ele permite a inserção de elementos gráficos ou símbolos, como, por exemplo, a substituição de (c) por ©.
Está correto o contido em:
(A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

100. Considere as seguintes afirmações relacionadas ao recurso Assistente de carta do MS-Word 97.
I. Ele é destinado a modificar ou preencher uma carta existente, de maneira simples e rápida;
II. Elementos comumente usados, como saudações e encerramentos, podem ser selecionados em listas;
III. Ele permite a criação, o envio e o armazenamento de mensagens através da Web.
Está correto o contido em:
(A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas (E) I, II e III.
WORD DA MICROSOFT 51/
03-Word-geral.doc PROFº A. EDSON

101. __________ é um conjunto de características de ___________ que podem ser aplicadas a um texto para rapidamente
alterar sua aparência, aplicando-se um _________ inteiro de ___________ em uma simples operação, como por exemplo,
tipo e tamanho de caractere, centralização e outras características de cada novo título de capítulo digitado.
Considerando-se o MS-Word 97, a opção que completa, correta e respectivamente, as lacunas da frase anterior, é:
(A) Estilo – correção – conjunto – formatos (B) Macro – formatação – conjunto – formatos
(C) Estilo – formatação – grupo – formatos (D) Modelo – formatação – conjunto – palavras
(E) Modelo – correção – grupo – palavras

102. Sobre o Word 2000, é correto afirmar:
(A) O “hyperlink” é um ponto de acesso o qual permite que você vá para outra localização: endereço na Internet, arquivo
do seu disco rígido ou da rede.
(B) Os índices que podem ser inseridos em um documento são somente dois: índice remissivo e índice analítico.
(C) O recurso “Clicar e digitar” funciona nos modos de exibição normal e layout de impressão.
(D) Ao desativar a opção “Agrupar” da janela de impressão, está se especificando a impressão do documento na ordem
correta para encadernação.
(E) As unidades de medida para a régua horizontal e para as medidas que podem ser digitadas em caixas de diálogo não
aceitam milímetros.

103. Suponde que se deseja imprimir apenas as páginas 1, 3, 4, 5 e 8 de um documento no Word 2000, o qual tem 10 páginas,
deve-se preencher a caixa “Intervalo de páginas” da janela de impressão, da seguinte forma:
(A) 1-5;8 (B) 1-5;-2;8 (C) 1;3-5;8 (D) 1&3&4&5&8 (E) 1+3+4+5+8
104. Considere a seguinte afirmativa: “Um documento no Word 2000, sendo salvo como página da Web, tem sua extensão
modificada para ____ e poderá ser aberto pelo ______”. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente,
as lacunas.
(A) EML, Outlook. (B) HTML, Internet Explorer.
(C) PPT, Power Point (D) TXT, Windows Explorer.
(E) EXE, Visual Basic.

105. Associe as linhas de “Funções” às de “Procedimentos” de acordo com as características do Word.
Funções
I. Carregar um documento já existente;
II. Verificar como o texto ficará nas páginas
impressas;
III. Gravar o documento com nome diferente
do que está em uso;
IV. Imprimir um documento;
V. Alterar a aparência dos caracteres digitados
no documento.
Procedimentos
k. Ativar o menu “formatar” e clicar em
“fonte”
x. Ativar o menu “arquivo” e clicar em
“imprimir”
y. Ativar o menu “arquivo” e clicar em
“salvar como”
w. Ativar o menu “arquivo” e clicar em
visualizar impressão”
z. Ativar o menu “arquivo” e clicar em “abrir”
(A) I (z) – II (w) – III (k) – IV (x) – V (y) (B) I (x) – II (k) – III (y) – IV (w) – V (z)
(C) I (z) – II (k) – III (y) – IV (x) – V (w) (D) I (y) – II (w) – III (x) – IV (k) – V (z)
(E) I (z) – II (w) – III (y) – IV (x) – V (k)

106. O alinhamento justificado de parágrafos no Word 2000 permite que o texto seja:
(A) alinhado pela margem esquerda
(B) centralizado entre a margem esquerda e a margem direita
(C) centralizado entre a barra de menus e a barra de status
(D) alinhado pela margem direita e pela margem esquerda simultaneamente
(E) alinhado pela margem direita

107. Assinale a alternativa que apresenta o modo de documento do Word. 7.0 utilizado para agilizar a digitação ou edição
de textos muito longos, e o modo que mostra em tempo de digitação ou edição, como o documento será impresso,
respectivamente.
(A) Normal e de tópicos B) Mestre e normal.
(C) De tópicos e layout de página (D) Layout de página e mestre
(E) Normal e layout de página

108. As datas de criação e última impressão de um arquivo do Word 2000 podem ser obtidas a partir no menu Arquivo,
opção Propriedades e aba:
(A) Datas (B) Estatísticas (C) Conteúdo (D) Resumo (E) Histórico.

109. A atribuição de uma senha de proteção em um arquivo do Word 2000 pode ser feita acionando-se a seguinte opção
do menu Arquivo:
(A) Novo. (B) Salvar. (C) Salvar Como. (D) Propriedades. (E) Versões

110. Posicionando-se a seta do mouse no primeiro caractere de uma linha qualquer em um texto no Word 2000, e clicando-
se duas vezes com o botão esquerdo, seleciona-se
(A) o documento inteiro (B) apenas a última palavra da linha
(C) a linha inteira (D) apenas a primeira palavra da linha
(E) o parágrafo inteiro
111. Quando se utiliza a opção Criar sempre backup, o Word 2000 desmarca automaticamente a opção previamente selecionada:
(A) Salvar arquivos do Word como; (B) Salvar apenas os dados dos formulários;
(C) Salvar informação de AutoRecuperação; (D) Mostrar propriedades do documento;
(E) Permitir gravação rápida.

112. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da afirmação:
No Word 2000, os nomes de estilo com um _____ próximo a eles são estilos de caractere; e os nomes de estilo com um
_____ próximo a eles são estilos de parágrafo.
(A) a ... & (B) $ ... a (C) & ... a (D) ¶ .... a (E) a ... ¶

113. A informação Em 25,5 cm existente na barra de status do Word 2000 indica
(A) a distância do início da página ao ponto de inserção.
(B) o tamanho, em centímetro, do texto selecionado.
(C) a distância do início do arquivo ao ponto de inserção.
(D) o tamanho, em centímetros, do parágrafo selecionado.
(E) o tamanho, em centímetros, do texto completo.

114. Ao ser iniciado, o Word 2000 disponibiliza uma janela em branco onde o usuário pode iniciar a digitação do texto.
Assinale a alternativa que traz o conteúdo original da barra de título desta janela.
(A) Arquivo 1 – Microsoft Word (B) Documento 1 – Microsoft Word
(C) Texto 1 - Microsoft Word (D) Parágrafo 1 – Microsoft Word
(E) Work 1 – Microsoft Word
115. No Word 2000, os campos de mesclagem são identificados no documento principal de uma mala direta pelos símbolos:
(A) [ ] (B) { } (C) << >> (D) ( ) (E) | |
116. No Word 2000, na configuração padrão, a seqüência de teclas para remover a formatação do parágrafo selecionado é:
(A) Ctrl + T (B) Ctrl + C (C) Ctrl + V (D) Ctrl + L (E) Ctrl + Q

117. No Word 2000, na sua configuração padrão, o procedimento para desativar o recurso de autocompletar, a partir do
menu principal é:
(A) no menu Inserir, aponte para Autotexto, em seguida clique em Autotexto. Desmarque a caixa de seleção “Sugerir dica
de Autocomplestar para autotexto e datas”.
(B) no menu Formatar, aponte para Autotexto, em seguida clique em Autotexto. Desmarque a caixa de seleção “Sugerir
dica de Autocompletar para autotexto e datas”.
(C) no menu Inserir, aponte para Opções, em seguida clique em Autotexto. Desmarque a caixa de seleção “Sugerir dica de
Autocompletar para autotexto e datas”.
(D) no menu Inserir, aponte para Autotexto, em seguida clique em Configuração. Desmarque a caixa de seleção “Sugerir
dica de Autocompletar para autotexto e datas”.
(E) no menu Formatar, aponte para Autotexto, em seguida clique em Configuração. Desmarque a caixa de seleção “Sugerir
dica de Autocompletar para autotexto e datas”.

118. No Word 2000, na sua configuração padrão, para alterar a unidade de medida da régua horizontal, inicialmente deve
ser selecionado o menu Ferramentas, em seguida deve-se clicar em Opções e selecionar o guia.
(A) Exibir. (B) Geral. (C) Arquivos. (D) Alterações (E) Editar.
03-Word-geral.doc PROFº A. EDSON

119. No Word 2000, o número de itens que podem ser colocados na Área de transferência é:
(A) 9 (B) 10 (C) 11 (D) 12 (E) 13

120. Considerando que você está editando um texto no MS Word 97, versão português, assinale a opção que indica o resultado
correto para o comando mencionado.
a) Ctrl+T faz a transferência do texto para um arquivo a ser especificado.
b) Alt+A exibe o menu de Ajuda.
c) Alt+E abre o menu de Exibir.
d) Ctrl+Z desfaz a última digitação.
e) Ctrl+I abre a janela Imprimir.

121. Os tipos de “quebra” existentes no MS-Word são:
a) de página, linha e de coluna.
b) de página, de seção e de coluna.
c) de linha e de coluna.
d) de página e de parágrafo.
e) de seção e de linha.
Resposta 121: B.
Comentários:
Veja no Menu Inserir, Quebra, mostrada na figura →→→

122. Colocar C ou E.
Em um computador cujo sistema operacional
é o Windows 98, um agente de
Policia Federal, utilizando o Word
2000, está digitando um relatório com
análises acercado número de invasões
de sistemas de informação por hackers e
crackers, conforme ilustra a figura acima.
Com base nessa figura, julgue os
itens a seguir, acerca do uso do Word
2000 e do Windows 98.
a. Caso o agente deseje calcular o total de invasões por hackers verificadas nos anos de 1997, 1998 e 1999, colocando o
resultado na célula indicada por "I" na tabela do Word mostrada na figura, será suficiente que ele realize a seguinte seqüência
de ações: selecionar essa célula com o mouse; clicar no menu Tabela e, nele, escolher a opção Fórmula; no campo
Fórmula da janela que será aberta, digitar =SUM(ABOVE) e, nessa mesma janela, clicar em OK.
b. No relatório que o agente está editando, sabendo que o termo Polícia Federal será digitado inúmeras vezes, para facilitar
o trabalho de digitação freqüente desse termo, pode-se utilizar o recurso de Autocorreção do Word 2000, que pode ser
acessado por meio da opção Autocorreção do menu Ferramentas. Convenientemente configurado, é possível associar um
alias ao termo Polícia Federal, tal como o termo PF. Assim, após cada digitação do termo PF, esse termo será automaticamente
substituído por Polícia Federal.
c. No relatório que o agente está digitando, supondo que muitas informações utilizadas tenham sido obtidas em páginas de
sites da Internet, seria interessante introduzir, no relatório, hyperlinks para esses sites. Porém, apesar da grande evolução
em relação aos seus antecessores, o Windows 98 não permite a inserção de hyperlinks no corpo de um documento do
Word.
d. Uma das deficiências do Word 2000 é a ausência de recursos de senha para se abrir um documento do Word. Dessa
forma, qualquer usuário que tenha acesso ao arquivo do documento que está sendo digitado pelo agente poderá abri-lo,
modificá-lo e salvar as modificações sem a autorização prévia do autor principal.
e. Considerando que o relatório digitado pelo agente seja grande e, que, para efetuar determinadas análises e conclusões,
seja necessário visualizar simultaneamente duas partes diferentes do documento, então o agente poderia utilizar recursos
de divisão da janela de texto fornecidos pelo Word.
f. Um clique duplo na Barra de Título, sobre a palavra “Tela”, irá maximizar a tela de trabalho mostrando na figura.
g. Para copiar um gráfico de barras criado no Excel 97 para algum ponto do documento mostrado na figuras, é correto
executar o seguinte procedimento: no Excel, clicar sobre o gráfico desejado; pressionar a tecla Ctrl e, mantendo-a pressionada,
acionar a tecla X; na barra de tarefas do Windows, clicar no botão correspondente ao Word; em seguida, no Word,
clicar no ponto onde se deseja que o gráfico seja inserido; clicar no menu editar e, finalmente, clicar em copiar.
Resposta 122: C; C; E; E; C; E; E.
Comentários:
a) Certa; Tabela + Fórmulas.
b) Certa; Ferramentas + Autocorreção. No XP é Opções de Autocorreção.
c) Errada; o Word apresenta sim hyperlinks.
d) Errada; o Word não é deficiente.
e) Certa; Janela + Dividir.
f) Errada; duplo clique maximiza, mas o arquivo está salvo com o nome Relatório. Nada de tela.
g) Errada; vá ao Excel para selecionar o gráfico; pressionar Ctrl+C; voltar ao Word e no local desejado pressionar Ctrl+V.
Nota: se o usuário quiser poderá colar especial e vincular.

123. Com relação ao Microsoft Word, colocar V ou F.
a)( ) O comando Capitular insere automaticamente um grande caractere maiúsculo como primeiro caractere de um parágrafo
e alinha a extremidade superior do caractere à primeira linha do parágrafo;
b)( ) Uma âncora indica que uma determinada figura está ancorada ao parágrafo, significando que ela acompanhará um
possível deslocamento desse parágrafo;
c)( ) Legendas são usadas no Word também para se criar índices;
d)( ) Uma figura permite a colocação de texto em todo o seu redor, mesmo sem ter moldura ou caixa de texto;
e)( ) Efeitos especiais, tais como: curvar, girar ou esticar um texto, não podem ser criados com o Microsoft Word.
Resposta 123: V, V, V, V, F.
Comentários:
a) Verdadeira. Selecione o primeiro caractere de um parágrafo e clique em Formatar, Capitular.
b) Verdadeira. Para mostrar a âncora: Ferramentas – Opções – clicar em âncoras de objeto.
c) Verdadeira. Selecione uma figura e clique em Inserir Índice (no Win XP: Inserir – Referência – Índice).
d) Verdadeira. Selecione a figura, clique em Formatar – Figura – Layout: comprimido.
e) Falsa, pois o uso do advérbio não torna a frase falsa.

124. Com relação ao Microsoft Word para Windows, colocar V ou F.
a)( ) Um documento com várias seções possui, necessariamente, numeração de página independente para cada seção.
b)( ) A fim de facilitar a edição, Cabeçalhos e Rodapés são visíveis tanto no modo de Visualização de Impressão, quanto
no modo de Layout de Página.
c)( ) Documentos de Mesclagem são documentos em que informações personalizadas são combinadas com um textopadrão,
como em cartas-modelo, por exemplo.
d)( ) O botão Imprimir – da Barra de Ferramentas Padrão – permite que apenas uma parte do documento ativo seja selecionada
para impressão.
e)( ) Uma deficiência do Word é não permitir o acesso direto a uma página específica, obrigando o usuário a rolar, por
meio da Barra de Rolagem, todas as páginas precedentes à página desejada, a fim de visualizá-la na tela.
Resposta 126: F, V, V, F, F.
Comentários:
a) Falsa. Seções diferem para Cabeçalho e rodapé, inclusive números de páginas: literal, romano, numeral.
b) Verdadeira.Não é visto porém no modo Normal.
c) Verdadeira.Ferramentas – Mala direta.
d) Falsa. O botão imprimir faz com que tudo seja impresso.
e) Falsa.O Word não é deficiente.

125. Com relação ao Programa Word, colocar V ou F.
a)( ) A função das barras de rolagem é permitir o redimensionamento das janelas do Word;
b)( ) A função do recurso AutoTexto do menu Ferramentas, é possibilitar a correção automática de textos pelo Word;
c)( ) Os nomes dos arquivos salvos devem ter, no máximo, 255 caracteres;
d)( ) Uma macro é um recurso cujo objetivo é permitir o aumento do tamanho da fonte das letras de um texto;
e)( ) O menu Exibir contém a opção Cabeçalho e Rodapé, que permite incluir cabeçalhos no texto.
Resposta 125: F, F, V, F, V.
Comentários:
a) Falsa. São para rolar o texto.
b) Falsa. Ele padroniza o Layout do texto.
c) Verdadeira. Com exceção de alguns caracteres tais como “; / \ < > ? | : “.
d) Falsa. É uma reunião de comandos salvos para executar um processo.
e) Verdadeira.Isso mesmo, é só seguir: Exibir – Cabeçalho e rodapé.

126. Técnico Judiciário - Área de Atividade: Administrativa
A figura abaixo representa a régua do Microsoft Word 2000.
Os símbolos que aparecem nas posições 0,5cm, 1,5cm, 2,5cm, 3,5cm, 4,5cm e 5,5cm são, respectivamente:
a) margem esquerda, margem esquerda da primeira linha, tabulação esquerda, tabulação centralizada, tabulação direita e
margem direita;
b) margem esquerda da primeira linha, margem esquerda, coluna esquerda, coluna do centro, coluna da direita e margem
direita;
c) margem esquerda, margem esquerda da primeira linha, tabulação direita, tabulação centralizada, tabulação esquerda e
margem direita;
d) margem esquerda da primeira linha, margem esquerda, tabulação esquerda, tabulação centralizada, tabulação direita e
margem direita;
e) margem esquerda da primeira linha, margem esquerda, tabulação direita, centro da coluna, tabulação esquerda e margem
direita.
Resposta 126: letra c.
Comentários:
c) Certa. Basta verificar em Formatar - Tabulação: margem esquerda, margem esquerda da primeira linha, tabulação direita,
tabulação centralizada, tabulação esquerda e margem direita.
a, b, d, e) Erradas. Basta verificar em Formatar - Tabulação: margem esquerda, margem esquerda da primeira linha, tabulação
direita, tabulação centralizada, tabulação esquerda e margem direita.

127. Analista Judiciário
Observe a caixa de diálogo abaixo:
A largura, em centímetros, da área de texto de uma página A4 (21cm por 29,7 no modo retrato), configurada de acordo com esta caixa de diálogo, é:
a) 17,5 cm b) 17 cm c) 13,5 cm d) 13 cm e) 10,5 cm
Resposta 138: letra c.
Comentários:
a, b, d, e) Erradas. Façamos a conta: 21cm – 3cm – 4cm – 0,5cm = 13,5cm.
c) Certa. Façamos a conta: 21cm – 3cm – 4cm – 0,5cm = 13,5cm.

128. Para se centralizar a última linha de um texto, usando o MS Word, é suficiente clicar algum ponto dessa linha e, em seguida, pressionar simultaneamente as teclas CTRL + C.

129. Caso uma palavra em um texto, usando o MS Word, seja selecionada, clicando-se o menu EXIBIR, aparecerá a opção
Dicionário de sinônimos, que fornece uma lista de sinônimos para a palavra selecionada.
1
30. Para se alterar uma fonte utilizada, em um parágrafo qualquer, usando o MS Word, é suficiente clicar três vezes sobre
esse parágrafo e em seguida, alterar o campo para a fonte desejada.

131. Caso o usuário deseje inserir uma linha entre parágrafos de certo texto, usando o MS Word, é suficiente clicar imediatamente à direita do ponto final do primeiro parágrafo e, em seguida, clicar .

132. Caso o usuário deseje posicionar o primeiro parágrafo abaixo do segundo parágrafo, em um documento, usando o MS Word, é suficiente que ele realize a seguinte seqüência de ações: selecionar o primeiro parágrafo; clicar o menu EXIBIR e, em seguida, na lista de opções que será mostrada, clicar Recortar; pôr o ponto de inserção na linha em branco existente entre o segundo parágrafo e a referência do texto; clicar novamente o menu EXIBIR e, em seguida, clicar Colar.
Comentários:
1A) Certo. O Word contém:
• Corretor ortográfico e gramatical (F7) do Menu Ferramentas é o mesmo que o botão .
• Hifenização automática do Menu Ferramentas – Idioma (Alt+m; I; H).
• Diversas fontes.
1B) Certo. Menu Tabela, Inserir Tabela; Inserir Figura (do WordArt, ClipArt, Scanner ou câmera, autoformas, gráfico, etc)
1C) Certo. O Excel realiza cálculos e tabelas estatísticas.
1D) Errado. O Excel até pode trabalhar com etiquetas e mala direta, mas não é de sua praticidade.
1E) Certo. Podemos criar inúmeros tipos de gráficos profissionais. Estes podem ser copiados e colados simplesmente no Word ou colados com vínculo. Assim quando o usuário acrescentar sua planilha no Excel, o gráfico vinculado no Word será também alterado.
2E) Certo. Não há limites de seleção, tanto de linhas quanto de colunas para o Excel. Lembre-se de que esta planilha pode conter 256 colunas (de A até IV =28) com 65.536 linhas (o mesmo que (28)2 = 216 ou 64K, quer dizer 64x1024). As demais são apenas pegadinhas.
3B) É o desfragmentador de disco (defrag) que procura deixar os arquivos em blocos contíguos na mesma trilha. Isso faz com que o leitor do cabeçote encontre todo o arquivo salvo de uma vez.
4I) Certo. O Excel classifica tabela através do Menu Dados.
4II) Certo. Faz filtragens de dados de uma lista. O filtro é encontrado também no Menu Dados.
4III) Certo. O Excel geral subtotais automáticos, usando fórmulas, funções ou o botão de auto-soma.
4IV) Errado. Isso é impossível. Imaginem os bits fazendo um pagode dentro da célula.
4V) Certo. Podemos renomear, copiar e mover planilhas (até 255).
Portanto a alternativa correta é a letra (E).
5A) Certo. O botão em referência permite “encaminhar uma mensagem selecionada”. Temos ainda os outros dois: um responde ao 1º da lista, e o segundo responde a todos. Verifique no XP.
6A) Certo. Move a seleção para a pasta de itens excluídos (o outlook não tem lixeira).
As demais são invenções do nosso inquisidor.
7D) Certo. O aplicativo Scandisk detecta e corrige problemas no seu sistema. Vale lembrar que no Win2000 ele já não é encontrado.
Os demais itens, pela ordem, são: espaço de drive – já extinto; o defrag – já conhecido acima; o compactador que pode ser o Winzip, o ARJ ou ainda o WinRar da Microsoft; e por último o Backup muito utilizado para cópias de segurança de arquivos.
8) Antes de fazer a conta, é bom saber que: =CONT.NÚM(C1:C4)=4, pois esta parte da fórmula indica que estamos contando o número de valores nesse intervalo; e a função MOD nos fornece o resto inteiro de uma divisão, ou seja =mod(97;27)=97/27= 3 e sobram 16.
Assim fica: 10 16 31,5 4+ 22 + = . Logo é Errado.
9) Certo. É o mesmo que =concatenar(“ana”; “ ”;”Maria”)= ana Maria. Pratique.
10) Certo. Analisando, vemos E10 para G13 = haverá alteração das referências de células de 2 colunas x 3 linhas. Logo: F3 muda para H6; G$4 muda para I$4 (o $ fixa a linha 4, por isso permanece $4); $H8 muda para $H11 (o $ fixa a coluna, por isso permanece $H); A1 muda para C4; B2 muda para D5; e $C$3 não sofre variação. Não se esqueça que 1/3 é constante.
Logo a questão está correta.
11) Certo. Basta o aluno clicar em Mensagem, Criar regra a partir da mensagem, e em Excluir. Cuidado com os dizeres do Win98 até WinXP que são diferentes.
12) Errado. Do “No entanto…” para frente está errado. Há uma classificação natural.
13) Certo. Basta clicar em Mensagem, Criar regra a partir da mensagem, e em Marcá-la como lida.
14) Errada. Para que tal aconteça: Mensagem, Criar regra a partir da mensagem, e Excluí-la do servidor.
15) Errado. O objetivo é classificar e organizar, mas nunca fará com que o carregamento seja mais rápido. Pois este depende de vários fatores, tais como a conexão na hora.
16) Certo. Em opções podemos ver um valor default igual a 20. É o número de dias para o histórico.
17) Errado. De um site podemos navegar a qualquer outro, basta seguir os hyperlinks.
18) Certo. São os sites de busca, tais como www.google.com.br , www.gigabyte.com.br , www.altavista.com.br , etc.
19) Errado. Para busca avançada (com aspas ou sinal de +) estaremos restringindo, logo será menor o número de itens de nossa busca.
20) Errado. Basta pressionarmos o botão de sua Caixa de Endereços.
21) Errado. Pressionar Ctrl+E. Ctrl+C é para copiar.
22) Errado. Dicionário de sinônimo (ou Shift+F7) está no Menu Ferramentas – Idioma.
23) Certo. É só seguir a seqüência dada.
24) Errado. O botão serve para mostrar ou ocultar os caracteres não imprimíveis de seu texto, tais como espaço a mais entre palavras, tabulações, ou âncoras de objetos.
25) Errado. Para ficar correta a questão siga a seqüência, porém troque o Menu Exibir por Editar.

Com referência ao MS Word
133. Para se mesclar as células B1 e C1 de uma tabela confeccionada por um usuário, é suficiente realizar a seguinte seqüência
de ações: Menu Exibir; escolher Barra de Ferramentas; e Tabelas e Bordas. Nesta Barra de Ferramenta, que
se abriu em conseqüência destas ações, clicar no botão “Borracha”. Com o mesmo selecionado o usuário deverá clicar
sobre a linha divisória entre as células B1 e C1.
Sobre o Word e Excel da Microsoft

134. Um usuário criou uma tabela de 3 linhas por 3 colunas e preencheu as células das duas primeiras linhas com o valor
10. Na última coluna da terceira linha digitou, na última célula, a seguinte fórmula: =SOMA(A1:C2).
Logo após selecionou toda a tabela e pressionou CTRL + C; em seguida, no Excel pressionou CTRL + V na célula A1.
Obteve-se, então na célula que continha a fórmula, um resultado menor que 100.

135. Os processadores de texto mais utilizados no mercado são capazes de gerar arquivos com extensão RTF. Com relação
a um texto que foi salvo neste formato, é correto afirmar que:
a) em seu conteúdo não é possível incluir uma tabela.
b) em seu conteúdo podem existir caracteres formatados com Negrito e Itálicos.
c) em seu conteúdo não pode existir uma palavra formatada com uma fonte diferente da utilizada pelo restante do texto.
d) seu conteúdo só pode ser visualizado em computadores que utilizam este formato como padrão para seus editores de
texto.
e) para convertê-lo para o formato DOC deve-se primeiro convertê-lo para o formato TXT.

136. No Word 2000, o recurso “sobrescrito” pode ser acionado pressionando-se simultaneamente as teclas:
a) CTRL, SHIFT e + b) ALT, SHIFT e + c) SHIFT e + d) ALT e + e) F5, ALT e +